Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como se tornar um entregador do Mercado Livre?

Aumente sua renda! Descubra como se tornar um entregador do Mercado Livre. Saiba como se cadastrar, critérios e detalhes. Participe!

Afinal, como é o procedimento para se tornar um entregador do Mercado Livre? Com a expansão do e-commerce, a empresa aumentou a demanda por profissionais de entrega.

O Mercado Envios Extra é a nova proposta da empresa para integrar entregadores autônomos. A intenção é contribuir para a agilidade no processo de entrega de produtos e, ao mesmo tempo, possibilitar que motoristas independentes aumentem a renda.

Como se tornar um entregador do Mercado Livre?

Motorista entregador abrindo porta de veículo de entregas do Mercado Livre
Imagem: Alf Ribeiro / shutterstock.com

O Mercado Livre estabeleceu alguns critérios para quem deseja fazer parte do Mercado Envios Extra. O primeiro passo é ser um profissional autônomo.

Além disso, é preciso ter cadastro como microempreendedor individual (MEI) e estar devidamente habilitado para realizar entregas, dispondo de um veículo próprio em bom estado, seja ele uma moto ou um carro, além de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida.

Demais especificações

Pelas regras impostas pela empresa, o carro deve ter, no máximo, 15 anos de uso. Se o motorista optar por realizar as entregas de moto, precisa possuir uma mochila ou baú de no mínimo 80 litros.

O profissional também deve ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) ativo e se enquadrar como MEI, com atividades principais ou secundárias voltadas para entregas. Por fim, é necessário possuir um smartphone com versão Android 5.0 Lollipop ou superior e acesso à internet móvel.

Como se cadastrar?

Para fazer parte dos profissionais de entrega do Mercado Envios Extra, basta baixar o aplicativo Mercado Envios Extra (disponível apenas para Android no momento) e realizar o cadastro, sempre observando se todas as exigências da empresa são atendidas.

Além disso, a empresa não exige um tipo de veículo específico. Embora a moto seja mais comum entre os entregadores, é possível realizar as entregas com carros, bicicletas ou quaisquer outras opções que sejam mais práticas para o entregador. Para os proprietários de empresas de transporte, o Mercado Livre também oferece a possibilidade de parceria.

Como é o pagamento?

Os pagamentos são realizados através do Mercado Pago, plataforma de pagamentos do Mercado Livre. Portanto, é aconselhável que os profissionais que desejam se cadastrar no programa abram uma conta no aplicativo (disponível para Android e iOS), garantindo que receberão seus pagamentos de forma rápida e segura.

Veja também:

Cidade reduz salário de vereadores para apenas 1 salário mínimo; confira

Com o crescimento do comércio eletrônico, as oportunidades para profissionais autônomos, especialmente na área de entregas, continuam a expandir. A iniciativa do Mercado Livre se apresenta como uma alternativa para quem busca uma renda extra ou até mesmo uma nova carreira.

Imagem: Alf Ribeiro / shutterstock.com