Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fuja das dívidas: 5 armadilhas financeiras para evitar no começo do ano

Conheça 5 armadilhas financeiras que podem estragar o seu ano logo no começo e saiba como se proteger delas.

O começo de um novo ano traz consigo a promessa de novos começos, mas também pode apresentar armadilhas financeiras que pegam muita gente de surpresa.

Pensando nisso, iremos explorar cinco dessas mencionadas armadilhas financeiras comuns no início do ano e estratégias eficazes para escapar delas, permitindo que você construa um alicerce sólido para 2024.

5 armadilhas financeiras de começo de ano

Homem mexendo em calculadora que está em cima da mesa com diversos papéis espalhados em volta
Imagem: @pressfoto / Freepik

1. Não reservar o 13º para despesas sazonais

Muitos esquecem de considerar impostos e despesas anuais no planejamento financeiro, o que pode gerar surpresas desagradáveis. Por isso, a dica é deixar uma reserva do 13º para os pagamentos sazonais do primeiro trimestre, como IPTU, IPVA, mensalidades escolares e seguro do carro. Essa prática proporciona um início de ano tranquilo, sem o risco de ser vítima das armadilhas financeiras.

2. Reajuste de mensalidades

Despesas recorrentes, como mensalidades escolares e planos de saúde, frequentemente são reajustadas no início do ano. Por isso, fique atento a essas mudanças e ajuste seu orçamento de acordo. Então, se possível, negocie com os prestadores de serviços para obter descontos ou condições de pagamento mais favoráveis, garantindo que esses aumentos não prejudiquem suas finanças.

3. Promoções e liquidações

As tentadoras promoções de início de ano podem ser verdadeiras armadilhas financeiras. Antes de ceder ao impulso das compras, avalie se realmente precisa do item. Compras impulsivas podem comprometer suas finanças, então, exercite a resistência. Avalie suas reais necessidades antes de adicionar novos gastos ao seu orçamento.

4. Não fazer uma reserva de emergência

A ausência de uma reserva financeira pode transformar qualquer imprevisto em uma grande armadilha. Construir e fortalecer sua reserva de emergência deve ser uma prioridade. Então, destine uma parte do seu orçamento mensal para essa reserva, proporcionando tranquilidade financeira diante de eventos inesperados, como problemas de saúde ou reparos em casa.

Veja também:

Guia prático de como montar um orçamento familiar

5. Dívidas das festas de fim de ano

A empolgação das festas muitas vezes resulta em armadilhas financeiras. Para evitar esses gastos, faça um levantamento detalhado dos gastos festivos, incluindo presentes, ceias e decorações. Estabeleça um plano para quitar essas dívidas, dando prioridade àquelas com as maiores taxas de juros. Assim, você inicia o ano sem o peso de compromissos financeiros acumulados.

Imagem: @pressfoto / Freepik