Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Companhias públicas se destacam no pagamento de dividendos: qual é melhor?

Dentre os ativos que pagam dividendos aos investidores, as companhias públicas tendem a se destacar e trazem boas opções. Saiba mais!

Dentre os ativos que pagam dividendos aos investidores, as companhias públicas tendem a se destacar e trazem boas opções. Mesmo sabendo disso, pode ser difícil decidir sobre a melhor opção para realizar investimentos a longo prazo.

Com a estabilidade da Taxa Selic em mais de 2 dígitos, o setor de seguros brasileiro tem exercido grande força no mercado nacional. Além disso, os investimentos em empresas do setor podem render dividendos superiores a 9% em 2023.

Para quem planeja se organizar financeiramente e obter renda através do pagamento de dividendos no longo prazo, as companhias públicas gerenciadoras de seguros podem ser um ótima opção.

Companhias públicas em destaque atualmente

Com um histórico forte no mercado de ações e abertura ao mercado desde 2013, temos a BB seguridade (BBSE3). Contudo, o IPO da Caixa Seguridade (CXSE3) em 2021 trouxe um novo concorrente ao mercado de seguros.

O funcionamento das companhias públicas é constituído através da contratação de serviços de seguros pela população. O valor da arrecadação mensalmente é investido em opções conservadoras de renda fixa e alta liquidez, gerando, dessa forma, lucro para a seguradora enquanto o valor não é requisitado.

Desse modo, as seguradoras só têm de gastar os valores adquiridos através da contratação de seguros no caso de “sinistro”. Até o momento de requisição, os valores se mantêm, gerando rendimentos para as empresas.

Histórico de pagamentos e longo prazo

Com propostas de alta rentabilidade sobre as ações compradas pelos investidores, as companhias públicas BB Seguridade e Caixa Seguridade tendem a realizar o pagamento dos dividendos de forma semestral.

Com isso em mente, levamos em consideração que as empresas oferecem com consistência o pagamento de dividendos. Contudo, o valor pago por elas até então é bastante expressivo, chegando a 9% do valor sobre cada ação das empresas.

Embora as duas sejam ótimas escolhas, o BB Seguridade tem um custo de aquisição relativamente alto, mas que “se paga”. Além disso, possui contratos vigentes até o ano de 2035, que não soa muito atrativo para o longo prazo neste momento, mas há a possibilidade de renovação.

Já a Caixa Seguridade tem oferecido retornos bastante semelhantes, porém ofertando as ações a um valor de aquisição mais baixo. Contudo, diferentemente do BB Seguridade e outras companhias públicas, os contratos da empresa tem vigência até 2050 em média, garantindo maior segurança no longo prazo.

Imagem: MEE KO DONG/shutterstock.com