Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Comprar a casa própria fica mais fácil com novidade no FGTS

Para quem está pensando em ter a casa própria, dar início ao processo de financiamento pode ser algo não muito simples. No entanto, o trabalhador que atua no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) pode contar uma novidade do FGTS para ajudar na conquista desse sonho.

Recentemente, no último dia 18, um novo recurso foi aprovado e promete conduzir mais brasileiros à conquista da casa própria. A novidade busca fornecer uma nova via para que os interessados possam iniciar um financiamento. 

FGTS facilita compra da casa própria

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito básico de todo trabalhador formal que possua registro na carteira. O direito desse indivíduo é protegido pela CLT, que garante que o empregador cumpra com o pagamento do fundo mensalmente.

De acordo com as regras da CLT, o contratante deve realizar o depósito do valor do FGTS do trabalhador até o dia 7 de cada mês, sendo este correspondente a 8% do salário do empregado. O acesso do trabalhador ao fundo deve acontecer com base na modalidade escolhida que é pré-estabelecida pelo indivíduo. 

O novo recurso recentemente aprovado que facilita a compra da casa própria se trata do uso do fundo para o financiamento do imóvel. Segundo as informações, o trabalhador poderá aplicar seu FGTS na compra da casa. Em outras palavras, o recurso funciona como uma consignação que bloqueará os valores quando o trabalhador optar pela modalidade.

O que se sabe sobre o novo recurso do FGTS

A novidade do uso do FGTS para financiamento da casa própria, no entanto, não poderá ser utilizada por todos. Isso porque, de acordo com as regras, apenas trabalhadores que possuem uma renda bruta de até R$ 2.400 poderão fazer uso do recurso. 

É importante destacar que apesar da aprovação, ainda não é possível utilizar o FGTS dessa maneira para a compra da casa própria. O recurso necessita passar por algumas etapas até que seja liberado, ou seja, pode passar por alterações. A expectativa é de que já no início de 2023 seja feita a concessão.

Foto: Thinkstock