Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Comprar carro zero em 2024 será mais fácil? Saiba mais

Descubra se comprar um carro zero em 2024 será mais acessível. Leia mais para se informar e fazer uma melhor compra!

De acordo com a última projeção da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), um crescimento de 12% é esperado para 2024. Se concretizado, teríamos aproximadamente 2,6 milhões de novos emplacamentos no mercado interno. Esse número pode ser ainda maior quando consideramos automóveis e comerciais leves.

Espera-se um aumento de 12% este ano, totalizando 2,44 milhões de novos emplacamentos. Para a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a estimativa é de um aumento de 6,1% nos emplacamentos em 2024 contra 2023, para 2,450 milhões de unidades. Assim, a previsão é um crescimento na produção em 6,2% este ano, um total de 2,47 milhões de unidades produzidas.

O crédito automóvel vai continuar caro?

Ainda que o Banco Central já tenha iniciado o ciclo de corte da Selic, o movimento de redução das taxas de financiamento automóvel ainda se reflete lentamente nos consumidores. A economista Tereza Fernandez, da TF Consultores Associados, explica que o repasse da queda da Selic aos juros na ponta tem um período de defasagem. Além disso, pode ser influenciado por outros fatores, como o risco de crédito e a inadimplência.

Imagem de vários carros em uma concessionária.
Imagem: KELENY / Shutterstock.com

No entanto, a redução gradual da Selic cria uma expectativa positiva de queda para as demais taxas de juros e isso deve a longo prazo, se refletir no setor de financiamento automobilístico.

Ainda que a taxa Selic esteja em queda, o patamar de inadimplência, apesar de estar um pouco mais estável, continua alto. A falta de pagamento atingiu 5,2% do crédito para aquisição de veículos em dezembro do ano passado. Um nível ainda bem maior do que o observado antes da pandemia.

O que esperar para 2024 nas compras de carros zero?

Para especialistas, o cenário positivo para 2024 é resultado de uma combinação de fatores: juros mais baixos, inflação controlada e medidas governamentais favoráveis ao setor automotivo. Apesar dessas perspectivas otimistas, incertezas internacionais e domésticas ainda podem influenciar o desempenho do segmento.

Veja também:

Maiores bancos privados do Brasil tiveram queda de quase 10% no lucro conjunto

No final de dezembro do ano passado, foram anunciadas medidas de incentivo para veículos sustentáveis, visando promover uma transição para uma mobilidade mais eco-friendly. Além disso, planos para pesquisas direcionadas às indústrias foram divulgados, buscando impulsionar inovações e tecnologias verdes.

Imagem: KELENY / Shutterstock.com