Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Comprar um imóvel segue como principal objetivo dos brasileiros; veja lista

Comprar um imóvel é a principal aspiração dos brasileiros em casos de sobra no orçamento mensal. Saiba mais!

A compra de um imóvel é um sonho para muitas pessoas. No Brasil, faz parte dos principais objetivos dos brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pela Febraban, em casos de sobra no orçamento mensal, adquirir a casa própria é a meta número um dos entrevistados (31%). 

Além disso, o estudo mostra todo o quadro aspiracional da população. Ou seja, o que fariam caso houvesse um dinheiro sobrando no fim do mês. As opções são variadas, mas o ranking que determina a ordem de prioridade se manteve o mesmo ao longo dos últimos meses. 

Embora os dados apresentem oscilações significativas ao longo dos meses de 2023, o ranking que deixa a compra de um imóvel em 1º lugar permanece inalterado no que diz respeito às posições. 

Veja também:

Número de inadimplentes apresenta queda em novembro, aponta Serasa

Comprar um imóvel é a principal aspiração dos brasileiros

De acordo com as informações divulgadas pelo Radar Febraban, os principais objetivos dos brasileiros em caso de sobra no orçamento são os seguintes:

  • Comprar um imóvel (31%);
  • Aplicar em investimentos bancários (25%);
  • Reformar a casa (21%);
  • Aplicar na Poupança (19%);
  • Fazer cursos e melhorar a educação própria e da família (16%);
  • Viajar (15%).

Sob esta perspectiva, as situações que aparecem com os menores percentuais são Comprar moto e Fazer seguro de carro, casa, vida e/ou outros, ambas com 2%.

Miniaturas de três casas de madeiras atrás de pilhas de moedas douradas.
Imagem: Andrii Yalanskyi / Shutterstock.com

Desejo de adquirir a casa própria é maior entre determinados grupos

O estudo da Febraban ainda apresenta como o objetivo de comprar um imóvel se manifesta entre os diferentes grupos sociodemográficos. Sendo assim, no último mês do ano, esta aspiração teve um maior contingente nos seguintes segmentos:

  • Homens e Mulheres (31%);
  • Pessoas com idade entre 18 a 24 anos (36%);
  • Brasileiros com ensino superior completo (37%);
  • Pessoas que recebem acima de cinco salários mínimos (32%).

No que se refere ao recorte regional, o desejo de comprar uma casa foi maior entre os brasileiros que residem no Centro-Oeste, com 36%.

Imagem: Andrii Yalanskyi / Shutterstock.com