Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Comunicado do Serasa gera preocupação para empresas brasileiras

Um levantamento feito pelo Serasa aponta dois grandes problemas que acometeram as companhias neste ano. Veja!

Segundo informações divulgadas pelo Serasa, as solicitações de recuperação judicial avançaram 43,1% em abril na comparação com o mesmo período do ano passado. No mês, foram registrados 93 pedidos. A falência, que acontece depois do processo, também aumentou em 12%.

Entre os setores mais impactados, está o de serviços em primeiro lugar. Logo atrás, ficam comércio e indústria. Nesse sentido, as micro e pequenas empresas foram as que mais precisaram recorrer aos pedidos de recuperação no período analisado. 

Ademais, no que diz respeito à falência, o Serasa afirma que as micro e pequenas companhias também foram as que se destacaram nesse quesito, correspondendo a 51 solicitações das 93 totais. Nesses casos, o setor de comércios foi o mais prejudicado.

Corporações que pediram recuperação judicial em 2023

Ao considerar os meses deste ano, algumas das empresas que pediram recuperação judicial são:

  • Americanas;
  • Oi;
  • Raiola;
  • Nexpe;
  • Grupo Petrópolis;
  • Amaro (extrajudicial). 

Companhias que faliram em 2023 

As corporações que não conseguiram concluir o processo de recuperação, como exposto anteriormente, também aumentaram neste ano. Nesse cenário, os dois maiores exemplos são a Livraria Cultura e a Fabricante Pan

A primeira estava em processo de falência desde 2018, e essa foi decretada pela Justiça em fevereiro. Ainda assim, a livraria conseguiu suspender a situação e agora busca reverter as condições financeiras para mostrar que pode continuar em atuação.

Já a Pan, fabricante de alimentos brasileira, entrou com um pedido de autofalência ao alegar que não possuía recursos suficientes para quitar suas dívidas e seguir em operação. Assim, a falência foi declarada no final do mês de fevereiro. 

Processo de recuperação judicial 

Esse é acionado quando as empresas se encontram com dificuldades financeiras e precisam de ajuda para tentar reverter o quadro, conseguir pagar suas dívidas e manter os serviços em funcionamento. 

Neste ano, a explosão de casos deste tipo pode ser explicada, principalmente, pelas altas taxas de juros e a diminuição da oferta de crédito. Nesse sentido, apenas no primeiro mês de 2023, foram 72 pedidos de recuperação e falência.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com