Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Concurso dos Correios: empresa planeja demitir funcionários para contatar novos

Um novo concurso dos Correios pode estar perto de acontecer, mas há o plano de demitir funcionários para abrir novas vagas. Entenda!

Há uma grande expectativa para o lançamento de um novo concurso público para trabalhar nos Correios. Ainda não há definição de uma data para a publicação do edital para esse processo seletivo, mas podem ocorrer diversas mudanças na empresa antes disso.

Logo, a principal companhia de entregas a domicílio do país planeja demitir funcionários para fazer a contratação de novos profissionais por meio do certame. Saiba mais sobre esse caso e os demais detalhes adiante.

Concurso dos Correios pode causar demissão de funcionários

Placa dos Correios na fachada de uma agência
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

Há a previsão de mudanças para os próximos meses em relação ao próximo concurso dos Correios. Dessa forma, com as demissões, isso poderá abrir espaço para a contratação de novos funcionários por meio de processo seletivo.

Assim, a instituição pública está em fase de estudo dessas possibilidades. Essa mudança de cenário surgiu após a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, no início deste ano, revogou o processo de privatização dos Correios.

Veja também:

Senado aprova a criação de novo benefício; saiba quem será favorecido

Por sua vez, a iniciativa trouxe uma nova esperança para os concorrentes a uma vaga nos Correios, já que os desligamentos permitem a abertura de novos processos seletivos. No entanto, houve um momento de tensão no último mês, quando os funcionários atuais ameaçaram entrar em greve, reivindicando a ampliação do quadro de pessoal, melhores condições de trabalho e reajustes na tabela salarial.

Quais os pontos do acordo entre Correios e funcionários?

Logo, com a expectativa de um novo concurso dos Correios, a Findect, a Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios, confirmou que houve a desistência da greve após os Correios se comprometerem a fazer várias concessões. Algumas delas incluem:

  • Reajuste salarial de 3,53% a partir de janeiro de 2024;
  • Reajuste no Vale Refeição;
  • Concessão de um vale extra no valor de R$ 1,5 mil no dia 15 de dezembro;
  • Antecipação de 50% do décimo terceiro para quem optar pela gratificação natalina durante seu período de férias, de janeiro a novembro;
  • Elaboração de um Plano de Desligamento Voluntário (PDV) ou Incentivado (PDI).

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com