Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira 4 dicas do Inter para a segurança da sua conta bancária

De janeiro a novembro de 2021 a PSafe, empresa de cibersegurança, bloqueou cerca de 44 milhões de tentativas de estelionato, o que inclui phishing, falsas premiações e golpes bancários.

Pensando nisso e na proteção de seus usuários, o Banco Inter traz quatro dicas de como se proteger dessas práticas. Confira!

Dados sensíveis

Há alguns dados que não devem ser compartilhados, denominados dados sensíveis. Esses dados são:

  • CVV (sequência de 3 números no verso do cartão);
  • Número completo do cartão;
  • Senhas: do cartão, Internet Banking ou aplicativo;
  • Token de transação.

Essas informações não devem ser compartilhadas por telefone, SMS, redes sociais, nem com parentes e amigos. Evite também fotografar essas informações, para que não corram o risco de cair em mãos erradas.

O Banco Inter, em hipótese alguma, solicita esses dados de seus clientes.

Divulgação de dados em compras online

Quando adquirimos algo de forma online, é uma prática das lojas pedirem alguns dados sensíveis na hora do pagamento.

Contudo, para manter a segurança do cartão e da conta, é necessário que o usuário certifique-se de estar realizando suas compras em lojas virtuais de confiança. Se estiver em dúvida da idoneidade da loja, pesquise sobre ele e procure indicações de outras pessoas que já compraram nela.

Somente digite as informações pessoais em páginas que tenham o ícone de segurança (cadeado) e que iniciem com htpps.

Dê preferência ao uso do cartão virtual em compras online, que por ser digital, caso precise ser bloqueado por alguma atividade suspeita, o processo é mais simples.

Desconfiar de super ofertas

Aquele ditado popular “Quando a esmola é demais, o santo desconfia”, deve ser levada em conta quando houver ofertas de empréstimos e cartões de crédito sem análise ou com limite muito alto.

É importante sempre averiguar a procedência do contato e, na dúvida, procurar o banco antes de passar qualquer dado ou realizar um pagamento.

O Banco Inter não cobra taxa para abertura ou manutenção da conta, nem mesmo para sacar e realizar TEDs, nem cobra entrada para empréstimos.

Cuidado com páginas e e-mails falsos

Outro detalhe importante para ficar atento é o ícone azul de conta verificada que aparece ao lado do nome da empresa nas redes sociais. Para ter a certeza que não se trata de uma pessoa mal intencionada passando-se pela instituição.

Além disso, é necessário conferir o remetente de e-mails. Por exemplo, no Banco Inter todas as mensagens são enviadas por remetentes com final @bancointer.com.br e eles nunca pedem para enviar dados sensíveis, realizar atualização cadastral ou desbloquear a conta.

O Banco Inter não entra em contato pelo WhatsApp solicitando informações sobre a Conta Digital de seus usuários. Caso receba uma mensagem como essa, o cliente deve ignorar e não passar nenhum dado pessoal.

Caso haja ainda alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com a central de atendimento do Banco Inter, ou do banco em que você mantém sua conta, para verificar todas as informações.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Viktoria Kurpas / Shutterstock.com