Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central dos EUA manda recado nada agradável para outras bolsas do mundo

Comitê do Banco Central dos EUA optou por manter inalterada sua taxa básica de juros

Nesta quinta-feira (27), as Bolsas dos Estados Unidos tiveram um recuo significativo, refletindo sobre a preocupação dos investidores em relação a alta dos juros. E também à retirada de estímulos à economia que vem acontecendo nos últimos meses. Isso porque o comitê do Banco Central dos EUA optou por manter inalterada sua taxa básica de juros, que é semelhante à Selic do Brasil. Com isso, esta ficou entre 0% e 0,25% ao ano.

Banco Central dos EUA manda recado nada agradável para outras bolsas do mundo

Contudo, apesar de manter a taxa neste patamar, o Banco Central dos EUA já sinalizou que deve iniciar um ciclo de alta já na próxima reunião. O encontro está previsto para março deste ano. Como consequência, espera-se que o Federal Reserve encerre seu programa de compra de títulos no mesmo mês. O que, na prática, significa deixar de usar esse mecanismo para injetar dinheiro na economia.

Segundo o próprio presidente do Fed, Jerome Powell, a instituição também deve dar início ao processo de redução da sua carteira de ativos. Hoje, ela soma cerca de US$ 9 trilhões. Assim, a perspectiva de juros mais altos e menos estímulos acaba sendo negativa para as bolsas de outros países, uma vez que incentiva a migração de capital do mercado de ações para ativos de renda fixa.

Na Europa, por exemplo, as Bolsas de Valores operam majoritariamente em queda, também de olho nas decisões de quinta-feira. Além disso, investidores acompanham os desdobramentos da crise envolvendo Rússia e Ucrânia, e o temor por uma invasão russa ao país vizinho contribuiu para a alta dos preços do petróleo. O que, também, impacta as bolsas.

No Brasil, após a notícia do Banco Central americano, os investidores seguem acompanhando a alta das commodities e a reação dos estrangeiros em relação às ações brasileiras. Na quarta-feira (26), o Ibovespa foi novamente na contramão do restante das bolsas no exterior, e fechou em alta de 0,98%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: whiteMocca/shutterstock.com