Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira 7 criptomoedas promissoras para 2023

Criptomoedas são moedas digitais descentralizadas. Entenda quais serão as opções mais promissoras da moeda virtual em 2023, segundo especialistas no assunto.

Em suma, criptomoedas são moedas digitais descentralizadas. Elas são criadas em sistemas de criptografia, utilizando a tecnologia de blockchain.

São moedas de troca que existem somem dentro da internet, registradas em um banco de dados compartilhado. Ou seja, você não pode toca-las com as próprias mãos, mas sabe que existem e são reais.

O mercado das moedas digitais

Com um crescimento significativo, o mercado das criptomoedas tem ganhado cada vez mais popularidade. Especialistas no assunto explicam, em entrevista ao site Serasa, que a alta lucratividade é um dos aspectos mais atrativos desse mundo da moeda de troca online.

Segundo Patrícia Aiello, que possui mais de 20 anos de vivência no ramo dos investimentos:

“quer se opte por investir uma quantia pequena ou significativa, não há como negar que investir em criptomoeda oferece oportunidades interessantes de crescimento e lucro, que simplesmente não podem ser encontradas em nenhum outro lugar”. 

Analisando o funcionamento da criptomoeda, é possível entender o fascínio que ele é capaz de incitar. A ideia de lidar com um instrumento de troca com menor risco de perda financeira é muito atrativa.

Sobre a recuperação da crise dos anos anteriores

Desde a ascensão do bitcoin, esse mundo de moedas digitais não para, mas enfrentando momentos de altos e baixos em sua trajetória. Depois das grandes oscilações que ocorreram em 2017 e 2019, muitos especialistas questionam a capacidade desse mercado de se restabelecer.

O analista da corretora Warren, Kristian Lee, acredita que a melhora virá, e que “a chave é entender o modelo de negócio de um ativo e investir de forma consistente”.

Patrícia Aiello prefere olhar pelo lado positivo: “a boa notícia é que isso apresenta uma oportunidade de lucrar ainda mais quando o mercado se recuperar”, sem deixar de destacar como o mundo das criptomoedas é volátil, portanto, sempre existe o risco de perder tudo que se investe.

Criptomoedas que devem ser valorizadas em 2023

Os dois profissionais entrevistados acima, Patrícia Aiello e Kristian Lee, opinam sobre as criptomoedas mais promissoras para o ano que vem.

E, apesar de discordarem em algumas opções, os dois levaram em conta as seguintes categorias: tecnologia da informação, o mundo das moedas e as plataformas smart contract.

Confira 7 dicas de criptomoedas promissoras

USDC

A USDC é uma moeda estável ao dólar estadunidense, foi criada para que seu preço sempre esteja na proporção de 1:1 em relação ao dólar.

Mesmo não tendo o valor elevado com o tempo, é possível ganhar dinheiro de maneira passiva por meio do staking, pois essa paga mais do que os Títulos do Tesouro Nacional dos EUA.

Polygon 

Foi criada buscando “descomplicar” a Ethereum, deixando os preços mais previsíveis, por vezes transformando o MATIC deflacionário quando queima moedas. E buscando, assim, não lotar o mercado com a circulação desses tokens, o que eleva o valor geral.

Chainlink

Fundada em 2017, com infraestrutura que possibilita a conexão universal entre vários smart contracts, já ocupa um terço do valor total de mercado relativo à tecnologia da informação dos criptoativos.

O uso de contratos automatizados, ou smart contracts, vem aumentando bastante, o que faz essa alternativa ser bastante interessante.

ETH (Ethereum) 

O Ethereum é uma plataforma descentralizada, que consegue operar smart contracts e aplicações descentralizadas utilizando da tecnologia blockchain.

Essas aplicações funcionam exatamente da maneira que foram programadas, sem nenhuma chance de censura, interferência de terceiros, ou fraude, em virtude de ser um contrato imutável.

Essa moeda é atualmente a segunda maior cripto em relação ao valor de mercado. Ficando atrás apenas de uma que ainda iremos mencionar.

BNB 

A Binance Chain, ou BNB, foi implementada pela Binance, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo. Os tokens validam as operações sem precisar de uma rede individual de blockchain.

A moeda está recebendo elogios de diversos especialistas em cripto, sendo uma das moedas mais negociadas atualmente.

Bitcoin 

É a mais popular das criptomoedas, que cresce desde seu lançamento. Ocupando o primeiro lugar do mercado, está entre as melhores opções em questão de retorno do investimento.

Essa moeda possui um limite de emissão de 21 milhões de unidades, por vezes, sendo chamada de “ouro digital”, em virtude de possuir características de reserva de valor.

DOGE 

Segundo Patrícia, que indicou essa opção, essa é a moeda “mais descontraída, por assim dizer”. O surgimento dela se deu como um método de ironizar o Bitcoin, mas logo se tornou muito popular entre os usuários.

Essa criptomoeda se assemelha muito a Bitcoin, até no código de mineração. No entanto, uma das diferenças entre elas é que DOGE pode ser minerada a partir de qualquer computador, gerando 10 mil DOGEs por mineração. Sem limite máximo, ou previsão para que o crescimento diminua.

Imagem: Wit Olszewski / Shutterstock.com