Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as novas regras de previdência privada

O objetivo das novas regras da previdência privada é aumentar a concorrência no mercado e ampliar as opções para os investidores. Confira!

O governo federal promoveu mudanças nas regulamentações de planos de previdência privada, com o intuito de tornar esse tipo de investimento mais atraente aos poupadores. Assim, o objetivo é aumentar a concorrência no mercado e ampliar as opções de recebimento de renda para os investidores.

Dessa forma, a implementação das novas regras ocorre após uma consulta pública realizada ao longo de 2022 e entraram em vigor em 19 de fevereiro deste ano, com a publicação das resoluções 463/2024 e 464/2024 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), órgão vinculado ao Ministério da Fazenda. Veja mais detalhes!

Novas regras da previdência privada

No entanto, é importante destacar que as novas medidas aplicam-se apenas a novas adesões. Assim, as recentes alterações dizem respeito, principalmente, aos planos instituídos, que preveem contribuição por parte dos patrocinadores. 

Agora, esses planos devem estabelecer cláusula de adesão automática para novos participantes. Portanto, no momento da contratação por uma empresa que oferece planos de previdência aos empregados, haverá a inclusão automática do novo funcionário no plano.

 Além disso, os participantes terão mais liberdade para escolher a forma de receber a renda proveniente do plano, podendo, inclusive, combinar diferentes modalidades. Ademais, a decisão sobre como o participante vai usufruir dos benefícios também poderá ocorrer apenas quando este estiver se aproximando do período de recebimento dos recursos.

Ilustração que mostra moedas postas de modo crescente, no qual, na primeira fileira está um jovem, na última, um casal de idosos.
Imagem: Khongtham/ Shutterstock.com

Expectativas para o mercado

Enfim, as mudanças trazem grande expectativa para o mercado de previdência privada no Brasil. Pois, a abertura à maior concorrência poderá resultar em uma redução dos custos e um aumento das vantagens para os participantes dos planos. Além disso, as novas medidas devem ajudar o mercado segurador a se tornar mais vantajoso economicamente.

Expectativas positivas também são percebidas pelos investidores, que terão maior clareza e liberdade para definir a empresa que deseja contratar. 

Veja também:

Comunicado importante sobre o Imposto de Renda para os aposentados; confira

Por fim, também foi adotada uma medida preventiva contra brechas tributárias para famílias de super-ricos. De acordo com a nova regra, um segurado não poderá manter mais de R$ 5 milhões em um plano VGBL quando ele e seus familiares detiverem mais de 75% das cotas do fundo de investimento vinculado ao plano.

Imagem: Khongtham / Shutterstock.com