Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira dicas essenciais para lucrar com dividendos em 2024

Quer saber como lucrar com dividendos ao máximo em 2024? Então clique aqui e confira algumas dicas que nós reunimos para você!

Viver de lucro com dividendos distribuídos por empresas a acionistas é um anseio de muita gente. Todos os meses, cerca de 5,5 mil pesquisas sobre o tema são registradas no Google, segundo a ferramenta de palavras-chaves da empresa.

A má notícia é que o processo é complexo e requer bastante preparo, tempo e paciência. Contudo, não é impossível. Portanto, se você quer saber como aproveitar e lucrar ao máximo com dividendos, continue por aqui e confira algumas dicas.

5 dicas para lucrar com dividendos este ano

Imagem de gráficos e pilhas de moedas
Imagem: d.ee_angelo / shutterstock.com

Pense no futuro

A grande maioria das empresas não possui um regime contínuo mensal de pagamento de dividendos. Sendo assim, é recomendável que a carteira do investidor seja composta por companhias diversificadas em termos de periodicidades de distribuição, conforme orienta o analista independente Ricardo Schweitzer.

“No longo prazo, o investidor pode obter uma renda mais estável ao investir em setores como bancos, energia elétrica, saneamento, telecomunicações e infraestrutura

Aposte na diversificação

Schweitzer também ressalta a importância da diversificação dos ativos para evitar riscos desnecessários e proporcionar uma maior segurança na renda advinda dos dividendos. “Minimizar os impactos específicos de uma ou outra empresa no resultado geral é uma estratégia valiosa. Por isso, nunca coloque todos os seus recursos em uma única ação ou setor”, aconselha.

Reinvista os seus dividendos

Uma estratégia relevante para potencializar o capital a longo prazo, conforme sugere Vicente Guimarães, CEO da VG Research, é o reinvestimento dos proventos.

“Os dividendos que você reinveste geram mais dividendos. Essa prática pode ser responsável por mais de 50% do seu resultado a longo prazo”, afirma Guimarães.

Cuidado com a inflação

Guimarães chama a atenção dos investidores para os efeitos da inflação no patrimônio e sua consequente redução nos retornos reais. “Busque empresas que aumentam o pagamento dos dividendos ao longo do ano, dessa forma, é possível proteger o seu poder de compra”, ele sugere.

Fique de olho nos indicadores

Para Guimarães, outros parâmetros de suma importância para aqueles que desejam construir um fluxo de renda através dos dividendos, são os indicadores financeiros das empresas, em especial, o ‘payout’ (percentual do lucro pago como dividendos) e o ‘dividend yield’ (indicador que mede o rendimento de uma ação apenas com o pagamento de dividendos).

Veja também:

Concurso da Caixa Econômica Federal: confira técnicas e planos de estudos

Por fim, ele sugere que o investidor “busque por empresas que paguem bons dividendos e apresentem um payout alto. 

Imagem: Piotr Grabalski / shutterstock