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45% dos negócios consideram ter vantagens na antecipação de recebíveis

Uma pesquisa recente divulgou que 45% dos negócios consideram ter vantagens na antecipação de recebíveis. Clique aqui e entenda mais!

Uma pesquisa recente conduzida pela Serasa Experian revelou que 45% dos pequenos negócios acreditam que a antecipação de recebíveis é benéfica devido à taxa de juros, enquanto 43% afirmam que essa solução melhora o fluxo de caixa.

Outros 40% das empresas consideram que essa prática facilita o acesso ao crédito sem a necessidade de um endividamento adicional. Além dessas vantagens, 38% dos empreendedores entrevistados também mencionaram a maior simplicidade na contratação como um benefício importante. 

A antecipação de recebíveis permite que as empresas que realizam vendas via cartão de crédito possam adiantar o recebimento das vendas futuras, que se tornam garantia para melhores condições em compras a prazo ou aquisições de empréstimos.

Como os empreendedores utilizam os recebíveis antecipados?

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Imagem: tech_BG / shutterstock.com

De acordo com a pesquisa divulgada, 22% dos empreendedores utilizam os valores antecipados para ampliar o capital de giro da empresa. Em outras palavras, essas quantias se revertem para um melhor planejamento da empresa.

Já 21% usam os recursos para equilibrar o fluxo de caixa. Há ainda os 20% investem no próprio negócio, fazendo com que o dinheiro “trabalhe” para eles, expandindo sua qualidade de serviços, equipamentos, entre outras possibilidades.

Por fim, apenas 12% dos empresários usam o dinheiro para comprar matéria-prima, que serve no processo de criação de seus produtos.

Valores de cartão de crédito são muito populares

Além disso, o estudo também analisou a antecipação de recebíveis por modalidade, mostrando que os recebíveis de cartão de crédito têm seu uso principalmente para equilibrar o fluxo de caixa (32%) e para pagar contas antes de atrasar (27%).

Outras formas de antecipação, como boletos e notas fiscais, servem para ampliar capital de giro (27%), equilibrar fluxo de caixa (26%) e comprar matéria-prima (22%).

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A pesquisa, que ouviu 522 pequenas e médias empresas de diversos setores, ressalta a importância do uso estratégico do crédito para o crescimento, para um fluxo de caixa mais saudável e para evitar o endividamento.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com