Confira o que muda no boleto bancário a partir do dia 15
O processamento de uma parte significativa do pagamento de boletos bancários ganhará mais agilidade. Confira o que muda!
A partir desta sexta-feira (15), o processamento de uma parte significativa do pagamento de boletos bancários ganhará mais agilidade. De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), o documento será liquidado no mesmo dia em que o pagamento for efetuado.
Atualmente, a liquidação do boleto ocorre em um dia útil após o pagamento (D+1). Entretanto, com a mudança, uma parte destes boletos terá sua liquidação feita no mesmo dia do pagamento (D+0). Assim, o restante continuará sendo processado no prazo normal de um dia útil após o pagamento. Veja mais detalhes!
Mudanças no boleto bancário
Ainda de acordo com a Febraban, para aqueles que pagam o boleto, nada mudará. No entanto, para o emitente do boleto (ou seja, quem recebe o valor pago), a mudança será bastante significativa. Assim, o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, destaca que a alteração trará mais rapidez para o recebedor. Isso beneficiará especialmente o setor de comércio.
Além disso, Faria menciona especificamente o e-commerce como um grande ganhador, pois a aceleração no processo de pagamento pode significar uma entrega de mercadorias mais rápida para os consumidores.
Assim, estima-se que, no início da implementação da mudança, cerca de 57% dos boletos sejam processados no mesmo dia, enquanto os 43% restantes continuarão com a liquidação no prazo D+1.
Identificando um boleto falso
À vista disso, para identificar um boleto falso, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Pois, se o boleto apresenta erros ortográficos, códigos de barras falhados, destinatário desconhecido ou aparente impossibilidade de leitura do código pelo aplicativo do banco, é preciso desconfiar.
Além disso, outro sinal de alerta é o valor cobrado, pois, se não corresponde ao valor esperado, existe uma grande chance de se tratar de um boleto fraudulento.
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Dessa forma, para prevenir-se contra fraudes nos boletos bancários, é preciso tomar algumas medidas, como optar pela cobrança em débito automático ou utilizar o Débito Direto Autorizado (DDA), que notifica o cliente sempre que um novo boleto é emitido em seu CPF.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com