Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

FGTS Digital pode aumentar endividamento dos trabalhadores; entenda

O empréstimo consignado privado, com a possibilidade de utilização dos recursos do FGTS como garantia tem gerado preocupações. Saiba mais!

O anúncio recente da criação de empréstimo consignado privado, com a possibilidade de utilização dos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) do trabalhador como garantia, tem suscitado uma série de debates. 

Pois, a medida divide opiniões e gera preocupações quanto às possíveis consequências de um aumento no endividamento dos trabalhadores, especialmente considerando que pode estar associada ao término do saque-aniversário. Veja mais detalhes!

Críticas ao empréstimo do FGTS Digital

Paula Sauer, professora de economia comportamental da ESPM, afirmou ao Valor Econômico que o empréstimo consignado que usa o FGTS pode estar desviando o real propósito do fundo. Para Sauer, o FGTS é uma reserva de emergência para situações como demissão sem justa causa, doenças graves, compra de imóveis, entre outros.

No entanto, a proposta atual poderá permitir que o titular da conta do FGTS, com vínculo empregatício ativo, ofereça como garantia até 10% do saldo de sua conta e até 100% do valor da multa paga pelo empregador, em caso de demissão sem justa causa.

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas.
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

Incentivo ao consumo e endividamento da população

Dessa forma, a especialista considera que a modalidade de crédito consignado com FGTS pode servir como incentivo ao consumo, levando ao endividamento da população. Além disso, Sauer considera que, embora este empréstimo consignado possivelmente apresenta taxas mais baixas de juros, é importante que os trabalhadores só solicitem uma situação de extremo aperto financeiro.

Ademais, é importante destacar que diversas entidades têm afirmado que a proposta do governo de facilitar o consignado privado com desconto no FGTS deve ser complementar ao saque-aniversário, e não substituta. Dessa forma, essas entidades acreditam que o crédito consignado necessita de reformas, mas essas mudanças não podem ocorrer às custas do saque-aniversário. 

Veja também:
Confira o que muda no boleto bancário a partir do dia 15

Contudo, a medida proposta ainda está em andamento e os impactos e mudanças finais ainda estão por serem definidos.

Imagem: Etalbr / Shutterstock.com