Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira os 5 estados que vão emitir o novo RG em janeiro

O novo RG começará a ser emitido a partir de janeiro de 2023 por alguns dos estados brasileiros. Saiba mais informações sobre o novo documento

O novo RG, criado pelo governo neste ano, começará a ser disponibilizado a partir de janeiro de 2023 por alguns dos estados brasileiros. Dessa forma, a Carteira de Identidade Nacional (CIN) deverá chegar aos 5 novos estados já no início do próximo ano. 

O documento deixa de lado o antigo RG para abrir espaço para novas características como apenas o número do CPF. Confira quais os novos estados que passarão a emitir o documento a seguir.

5 estados emitirão o novo RG a partir de janeiro

Ao todo, 5 estados passarão a gerar o novo RG, a Carteira de Identidade Nacional (CIN), a partir de 2023:

  • Amazonas;
  • Distrito Federal;
  • Mato Grosso;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.

As alterações do novo RG entraram em vigor em julho deste ano. Desde então, alguns estados já adotaram a emissão do documento: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Acre, Paraná, Piauí e Goiás. Essas localidades devem começar a emitir o documento até março do próximo ano. 

O que é a nova Carteira de Identidade Nacional?  

A Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como o novo RG, passou a vigorar em julho deste ano com alterações feitas pelo governo. Dessa forma, alguns cidadãos já estão apresentando a CNI como identificação.

O novo documento unifica dados de registro existentes nos 27 estados do Brasil e possui validade até 2032. Contudo, de acordo com o Governo Federal, os cidadãos não precisam fazer a alteração do documento nesse momento. 

A emissão do novo RG, o CIN, pode ser feita de forma física ou virtual, Dessa forma, o novo documento pode ser emitido por meio do aplicativo GOV.BR, disponível para Android e iOS.  Contudo, a versão digital pode ser adquirida apenas após o cidadão emitir o documento físico.

Imagem: Reprodução/Governo do Brasil