Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira os benefícios secretos que o INSS oferta e você nem sabe

Existem várias regras que operam por meio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Diante disso, muitos trabalhadores já tiveram dúvidas sobre os seus direitos. Em suma, elas impactam nos ganhos dos segurados, e nos benefícios que eles possuem direito. Por conta disso, talvez você não conheça, mas há alguns benefícios secretos que o INSS tem, e que poucos sabem. Sendo assim, confira os detalhes abaixo.

Confira os benefícios secretos que o INSS oferta e você nem sabe

Abaixo, confira os benefícios secretos do INSS:

Aposentadoria para trabalho sem registro

Em suma, é possível empregar uma pessoa sem registrá-la individualmente. Isso ocorre quando o funcionário tem um CNPJ e presta serviço para a empresa. O acordo é realizado pois o salário é mais alto. Em geral, o contratante oferta 20% a mais se puder contratar por CNPJ.

O problema dessa relação está no fato do trabalhador não possuir benefícios assegurados. Para ter uma aposentadoria ou ter acesso aos auxílios de afastamento, entre outras, é preciso que a própria pessoa pague por isso. Entretanto, na hora de se aposentar, o trabalhador pode pedir a revisão do trabalho pelo INSS. Para isso, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Anotações na Carteira de Trabalho;
  • Registro de empregados da empresa;
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • Holerites;
  • Ficha ponto.

Trabalhos perigosos e insalubres

Outro dos benefícios secretos do INSS é este. Trabalhar em condições que ofertam perigos ou riscos para a saúde, dão direito a um acréscimo no tempo de contribuição previdenciária. Os homens possuem direito a 40% de aumento, e mulheres a 20%. Ademais, o benefício se destina aos empregos tidos antes da reforma tributária. Hoje em dia, a regra não vale mais.

Veja o seu cadastro

O INSS não conta, mas é necessário que o trabalhador sempre veja o seu histórico (CNIS). Todas as informações precisam estar certas neste cadastro, para evitar dores de cabeça. Caso contrário, o beneficiário só vai saber de alguma divergência, no momento que precisar de um benefício ou de aposentadoria.

Trabalho rural

Quem desempenhou serviço rural até 1991, a partir dos 14 anos, pode ter o acréscimo de tempo de contribuição. Isso pode ser feito, mesmo se a pessoa não tiver contribuído para o INSS. Para comprovar, é necessário apresentar as notas fiscais da época; e a certidão de nascimento de irmãos que nasceram ainda no meio rural.

Além disso, é necessário apresentar o histórico escolar de escola rural seu e de seus irmãos, bem como o registro de imóvel do imóvel rural. Por fim, apresente a certidão do Incra, a cópia do prontuário de identidade e as testemunhas que te conheciam na época.

Serviço militar

Outro item dos benefícios secretos, é o tempo que o homem passa dentro do quartel, também conta para o tempo de contribuição ao INSS. Entretanto, isso vale somente para quem não usou a contagem de liberação de benefício prevista em Regime Próprio Público ou Militar.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com