Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira os requisitos atuais para pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil

No dia 10 de outubro, o governo federal liberou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Confira quem pode solicitar

No dia 10 de outubro, o governo federal liberou o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Dessa forma, além da Caixa Econômica Federal, outros 11 bancos estão oferecendo a nova linha de crédito. Assim, ficou estabelecido que os beneficiários do Auxílio Brasil só podem comprometer 40% do benefício a uma taxa de juros de 3,5% ao mês.

Portanto, de acordo com as regras anunciadas pelo governo, o valor da renda que poderá ser comprometida será de 40% do benefício. Sendo que até 35% poderá ser utilizado para o empréstimo pessoal e 5% poderá ser destinado a despesas com o cartão de crédito consignado.

Requisitos

Dessa forma, o consignado pode ser contratado pelo titular da família no Cadastro Único. Ademais, precisa ser titular da conta poupança social do Caixa Tem, onde o Auxílio Brasil é depositado. Assim, após a contratação, a quantia deve cair na conta em até dois dias úteis.

Bancos disponibilizam o consignado do Auxílio Brasil

De acordo com o Ministério da Cidadania, 12 bancos foram autorizados a disponibilizar o consignado do Auxílio Brasil:

  1. Caixa Econômica Federal;
  2. Banco Agibank;
  3. Banco Crefisa;
  4. Banco Daycoval;
  5. Banco Pan;
  6. Banco Safra;
  7. Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
  8. Facta Financeira;
  9. Pintos S/A Créditos;
  10. QI Sociedade de Crédito Direto;
  11. Valor Sociedade de Crédito Direto S/A; e
  12. Zema Financeira.

Mudanças no consignado

Um comitê formado por funcionários da Caixa Econômica Federal, no final de novembro, entregou à equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) um documento onde sugere mudanças em algumas diretrizes da  instituição financeira. Assim, entre as sugestões, está a taxa de juros do empréstimo consignado do Auxílio Brasil, estabelecido em 3,45%.

“Há um risco inegável quanto ao prejuízo na condição das famílias que terão redução no valor do benefício e tornando ainda mais crítica a insegurança alimentar/sobrevivência da população”, indicou o comitê.

Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil