Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira situações em que é permitido fazer o saque do FGTS

Descubra quais são as circunstarias que admitem saques totais ou parciais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma garantia oferecida ao contribuinte que serve como reserva de emergia em caso de demissão sem justa causa.  Oito por cento do valor do salário deve ser direcionado ao FGTS, funcionando como uma espécie de poupança para prevenir possíveis dores de cabeça futuras.

Existem algumas situações específicas, para além da demissão, que permitem o saque do valor total ou parcial do FGTS.

Uma dessas situações é o término do contrato, por exemplo. Ainda, rescisão por falecimento, quebra do contrato por força maior, aposentadoria, necessidade urgente decorrente de desastre natural – como tempestades e inundações – e suspensão do Trabalho Avulso também permitem o saque do valor.

O contribuinte que optar pela modalidade de Saque-Aniversário, criada no ano de 2019, também tem acesso a partes da quantia do fundo. Essa modalidade se difere do tradicional Saque-Rescisão porque oferece a chance do contribuinte resgatar uma quantia anual do valor no mês de seu nascimento. Em caso de demissão, só será possível sacar a quantia restante e/ou multa rescisória, se houver.

Outras circunstâncias que admitem o saque do Fundo de Garantia: o titular da conta ter 70 anos ou mais; quando ele (ou um dependente) for portador do vírus HIV ou estiver com câncer; estar em estágio terminal devido à doença grave ou pagamento de dívidas relativos a financiamento habitacional.

Saldo do FGTS: consulte

Para fazer a consulta do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o trabalhador possui a possibilidade de visitar pessoalmente em uma das agências da Caixa. Também é possível baixar o aplicativo do FGTS na App Store, para dispositivos iOS, e no Google Play, para sistema Android.

Para entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, deve-se ligar para o número 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).

Imagem: Antonio Salaverry / shutterstock.com