Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça 3 tendências para o mercado de pagamentos em 2023

Os avanços tecnológicos revolucionaram a forma como pagamos nossas compras. Confira as apostas para o mercado de pagamentos em 2023

O avanço tecnológico revolucionou a indústria dos meios de pagamentos nas últimas décadas. Dessa forma, essas mudanças continuarão neste ano. Confira abaixo três sistemas que devem despontar como tendências para o mercado de pagamentos em 2023.

Pagamentos em 2023 com E-wallets e QR Code  

As carteiras digitais, ou e-wallets, são contas que o usuário pode acessar, por meio de dispositivos inteligentes, como smatphones ou relógios -, para realizar aquisições. As compras podem ser feitas off-line ou on-line, usando o cadastro de cartões ou dinheiro depositado.

Uma pesquisa realizada pela Serasa Experian no segundo semestre do ano passado apontava que 87% dos brasileiros consideravam as carteiras digitais seguras. O mesmo levantamento, divulgado pela Exame Invest, em junho de 2022, também verificou a confiança no QR Code.

Ainda segundo a publicação, 82% da população brasileira consultada sente segurança ao usar esses códigos para realizar transações. A modalidade, que começou a ganhar espaço nos primeiros anos da pandemia da Covid-19, é outra que parece ter vindo para ficar.

Pix ainda mais forte no mercado de pagamentos em 2023

O método de pagamento instantâneo, que completou dois anos em setembro de 2022, também deve ampliar sua adesão, especialmente no varejo. No final do ano passado, empresas do setor – como Magazine Luiza e Fast Shop – usaram o Pix para aquecer as vendas.

Uma matéria do jornal O Globo, publicada em dezembro de 2022, destacou o uso do pagamento instantâneo como estímulo para compras à vista. Além disso, descontos foram oferecidos para quem pagasse via Pix, bem como opções mais alargadas de parcelamento, frete grátis etc.

O Pix já é a segunda principal escolha de pagamento, passando o boleto, atrás somente do cartão de crédito. E tende a crescer, pois é vantagem para todos.

Buy Now Pay Later

O Buy Now Pay Later (compre agora e pague mais tarde, em tradução literal) também deve ganhar força no mercado de pagamentos em 2023. Segundo reportagem do E-investidor, de outubro de 2022, esse é um tipo de pagamento a prazo.

Ele pode ser realizado sem cobrança de juros por um prazo que varia entre 30 dias e 12 meses. As condições, contudo, variam de acordo com a loja e intermediário da compra. Na operação, o consumidor desembolsa, de início, cerca de 25% do valor total da compra.

Já o restante pode ser dividido em parcelas cuja quitação pode acontecer por transferência bancária, Pix, cartão de crédito ou débito. Também segundo o site, existe a expectativa de que, em 2024, o Buy Now Pay Later seja utilizado em 4% das compras de todo o mundo.

Imagem: PopTika / shutterstock.com