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Conheça Vister, a fintech que é ‘Uber’ dos cartões de crédito e quer comprar a Visa e Mastercard em 5 anos

Empresa quer desbancar as maquininhas de cartão e permitir que qualquer pessoa possa emitir um cartão de crédito. Veja!

Durante o último dia de Rio Innovation Week, evento que acontece neste mês de outubro no Rio de Janeiro, o Seu Crédito Digital conversou com Daniel Branco. Nesse sentido, o CEO e fundador da Vister explicou o funcionamento de sua empresa, fundada em 2021.

Desse modo, a fintech atua nos meios de pagamento digitais como bandeira, com arranjo de pagamento próprio e marketplace de crédito. Segundo o próprio CEO, a Vister vem ao mercado com seu nome sendo uma junção de Visa e Mastercard.

Logo, a solução fica entre: ou as bandeiras compram a Vister ou a empresa de Branco compra as outras duas em cerca de cinco anos. Para conferir mais detalhes, siga na leitura para entender sobre o propósito da fintech.

O intuito da Vister no mercado

A Vister é uma criação de Daniel Branco e Fausto Abramides, ambos economistas formados em graduação no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE Unicamp). Ela visa oferecer uma Solução Integrada de Pagamento (SIP) a partir da Desintermediação Financeira.

Ou seja, a Vister intui reduzir o custo de vendas para os comerciantes, ao remunerá-los imediatamente via Pix por compras realizadas no modelo pós-pago. Com isso, os comerciantes garantem uma taxa inferior às das grandes operadoras e eliminam a necessidade de adquirência.

Todavia, essa proposta não é apenas benéfica ao empresário. Isso porque os clientes também podem ter uma maior oferta de crédito, possibilitando fazer compras pelo preço à vista, mas, utilizando um aplicativo de cartão de crédito, que gera uma data futura de pagamento do boleto.

Painel do rio innovation week em uma tela grande ao fundo com dois entrevistados no palco
Imagem: Divulgação/ Equipe Seu Crédito Digital

Impacto social da startup

De acordo com Daniel Branco, a visão social da empresa é importantíssima, desejando incluir pessoas no mercado. Por isso, a Vister se destina à camada C e D da população e pequenos e médios comerciantes. Além disso, a fintech permite que pessoas físicas ou jurídicas forneçam crédito a outra pela bandeira.

Ainda, “para uma associação que ajuda comunidades, você pode dar um cartão de crédito para ser usado apenas nos empreendedores da comunidade. Assim, a renda fica ali”. Isto é, ajuda a fomentar a economia daquela região.

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Segundo o CEO, a empresa chega a classes que nunca tiveram cartões de crédito, por exemplo. Por fim, a Vister acredita que seu modelo de análise de risco é mais inclusivo, uma vez que as pessoas são seus próprios bancos e que elas têm a chance de fugir das altas taxas cobradas por essas instituições.

Imagem: Theethawat Bootmata/shutterstock.com