Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consignado do INSS: veja a lista de bancos que suspenderam o empréstimo

Ao todo, apenas 4 bancos permanecem com a modalidade do consignado do INSS. Veja quais instituições suspenderam o empréstimo.

A polêmica sobre a suspensão do empréstimo consignado do INSS continua em todo o país. Isso porque mais bancos suspenderam a modalidade para aposentados e pensionistas, após a decisão do Governo Federal em reduzir a taxa de juros passível de cobrança.

Em resumo, Mercantil do Brasil, Itaú, Santander e Caixa Econômica Federal entraram na lista das instituições que interromperam o consignado do INSS. Segundo os bancos, o motivo da suspensão é que a redução de juros para o limite de 1,7% causaria prejuízo ao setor. Anteriormente, a taxa máxima era de 2,14 por mês.

Centrais sindicais criticam o cancelamento do consignado

Em postagem no Twitter, o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, na última sexta-feira (17), criticou uma nota das centrais sindicais que usavam o termo “extorsão e chantagem contra aposentados” para falar sobre a suspensão do consignado do INSS. Além disso, o conteúdo da nota dizia que o governo não deveria ceder “aos interesses dos bancos e do mercado financeiro”.

Por se tratar de um investimento de baixo risco, os empréstimos consignados do INSS fazem parte de uma das modalidades mais utilizadas por aposentados e pensionistas. Por isso, a expectativa é que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, se encontrem nos próximos dias para buscar uma solução que faça com que os bancos retomem o consignado do INSS.

Posicionamento dos bancos sobre a interrupção do consignado do INSS

Segundo o Itaú, maior banco privado do país, a suspensão do consignado do INSS considerou a estrutura de custos e riscos de operação. Por sua vez, o Mercantil do Brasil apresentou como justificativa o foco em produtos exclusivos para servidores federais.

Ademais, outros bancos como o Pan, Daycoval e C6 Bank também entraram na lista de instituições que estão com o empréstimo consignado do INSS interrompido. Entretanto, entre eles, a cobrança superior à atual taxa de 1,7% já era recorrente mesmo antes da alteração feita pelo Governo Federal.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), divulgou dados sobre a inadimplência e tíquete médio do consignado do INSS. Conforme a instituição, o tíquete médio dos aposentados e pensionistas é de R$ 1.500, enquanto o não pagamento por morte corresponde a 4,7% das inadimplências na modalidade.

No mais, em um total de 38 bancos que cediam o empréstimo consignado do INSS, apenas o CCB Brasil, BRB, Cetelem e Sicoob permanecem ativos. Neles, os juros são, respectivamente, de 1,31%, 1,63%, 1,65% e 1,68%.

Melhor opção de empréstimo consignado para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com