Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Consórcio volta a chamar a atenção por conta da alta de juros

Desde 2021, a taxa básica de juros, a Selic, passou a sofrer aumentos seguidos no Brasil. Diante disso, a taxa está, atualmente, em 11,75% ao ano.

Ao mesmo tempo em que a taxa Selic sobe, os juros do financiamento, por exemplo, também aumentam. Com isso, se torna cada vez mais difícil realizar um financiamento o que faz o consórcio ganhar prestígio.

É provável que você também goste:

Banco do Brasil: Polícia Federal investiga fraude milionária em consórcios

Consórcio volta a chamar a atenção por conta da alta de juros

De acordo com dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios, entre os meses de janeiro e novembro de 2021, ocorreu um crescimento no número de adesão de consórcios. Em comparação ao mesmo período de 2020, a alta foi de 14,4%. Ao considerar um intervalo de 10 anos, a alta já está perto de 40%.

A lógica é simples: se a taxa de juros está alta, o preço dos imóveis, carros ou outros bens, também estará mais caro a partir de um plano de financiamento. Por outro lado, no consórcio, a história é diferente, já que não há a cobrança de juros.

Em suma, não existe um meio melhor para comprar do que outro. É dito isso pois a melhor escolha será sempre aquele que melhor se enquadra no perfil financeiro de cada consumidor. Sendo assim, enquanto o financiamento pode ser a melhor opção para alguns, o consórcio possui mais benefícios para outros.

Entretanto, os dois produtos são muito diferentes entre si. É dito isso, pois no financiamento, é necessário dar uma entrada de pelo menos 20% do bem. Já no consórcio, não há essa exigência, o que o torna uma escolha mais acessível.

Além disso, ao invés de cobrar juros pelo consórcio, o usuário precisa pagar uma taxa administrativa, para a empresa que cuida do negócio – e isso se torna bem mais barato do que um financiamento.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: KeyFame / Shutterstock.com