Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco do Brasil: Polícia Federal investiga fraude milionária em consórcios

A PF (Polícia Federal) realizou quarta-feira (6) uma operação para investigar uma suposta fraude milionária envolvendo os consórcios do Banco do Brasil (BB). Cerca de 20 policiais cumprem 8 mandados de busca e apreensão em endereços do Paraná, São Paulo e Distrito Federal.

Chamada de Consórcio 200, a operação teve início com a instauração de inquérito para apurar suspeitas em duas operações de consórcio no valor de R$ 100 milhões cada uma. Um dos investigados é o ex-presidente do BB Consórcios, Paulo Ivan Rabelo, que também chegou a assumir a presidência da empresa.

É provável que você também goste:

Banco do Brasil alerta sobre golpes no WhatsApp

Empréstimo consignado fraudulento: banco deve ressarcir cliente em dobro

Posso usar o saldo do FGTS para fazer um consórcio de imóvel?

Banco do Brasil é investigado por fraude milionária

As investigações começaram depois da abertura de um inquérito policial em 2021. Os fiscais constataram a aprovação de duas operações de crédito disfarçadas como consórcio de veículos, mas utilizadas para outro fim. O próprio Banco do Brasil denunciou o suposto esquema à PF.

Os investigadores informaram, ainda, que o pagamento desses valores não foi executado de forma regular, obrigando o banco a cobrir “parte considerável” do contrato.

Além da possível gestão fraudulenta, que prevê pena de prisão de 3 a 12 anos, a PF também analisa quebras dos sigilos fiscal e financeiro dos investigados para descobrir se os ex-gestores também praticaram o crime de lavagem de dinheiro com os valores desviados.

De acordo com a Agência Brasil, o BB esclareceu que, após identificar as irregularidades em sua subsidiária, “informou às autoridades policiais, que iniciaram as investigações”, e que “continua contribuindo com as investigações”, além de se colocar à disposição das autoridades. A instituição ainda completa: 

“Em agosto de 2020, o BB destituiu os executivos da BB Consórcios investigados e nomeou novos gestores para facilitar a apuração completa dos fatos e dar continuidade à gestão da empresa”

O banco também informou já ter recuperado “praticamente todos os valores envolvidos nas irregularidades”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com