Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz mais cara: projeto que pode ter esse efeito acaba de ser aprovado

Muitos brasileiros podem ter a conta de luz mais cara com a aprovação de um projeto nesta semana. Entenda!

Muitas pessoas podem sofrer com o preço da conta de luz mais cara. Isso porque uma comissão do Senado Federal aprovou medidas que podem tornar esse serviço mais custoso, principalmente das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Assim, entre as mudanças estão a suspensão das normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Logo, isso pode afetar no preço das contas de luz dos consumidores. Saiba mais detalhes na sequência da leitura.

Senado aprova medidas que podem deixar a conta de luz mais cara 

Notas de R$ 100 junto com uma conta de luz
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

A aprovação de um projeto de decreto legislativo se deu pela Comissão da Infraestrutura do Senado na última terça-feira (23). Assim, essa medida anularia as mudanças que a Aneel fez no cálculo locacional. Ele é um dos componentes da tarifa de transmissão que os consumidores devem pagar, deixando a conta de luz mais cara.

A arrecadação dessa tarifa, portanto, vai para os empreendedores de transmissão. Elas são as empresas responsáveis por levar a energia dos geradores aos consumidores. Logo, quanto mais próxima a usina for do local de consumo, menor é esse custo.

Porém, o Norte e o Nordeste se tornaram exportadoras de energia para outras regiões. Logo, a Aneel mudou o cálculo que reduziria a tarifa para o consumidor. Em média, a redução seria de 0,8% para o Nordeste e de 2,4% o Norte. Por outro lado, a agência previa aumentar os custos dos empreendimentos de geração de energia nessas regiões.

O que disse o parlamentar da comissão?

Segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA), relator desse projeto na comissão, essas normas da Aneel são “uma política ineficiente do ponto de vista de utilização dos nossos recursos naturais e equivocada”.

Ainda, de acordo com Alencar, o seu voto na comissão contra essas normas estimulariam a região dele, o Nordeste, na produção de energia eólica e fotovoltaica. Ademais, essa e outras regiões do país precisam desse desenvolvimento para haver um equilíbrio nacional no desenvolvimento econômico.

Veja também:

Banco fará pagamento de R$ 30 mil; saiba quem vai receber

Vale destacar que o texto que pode deixar a conta de luz mais cara passou pela Câmara dos Deputados em 2022 e, com a aprovação da Comissão de Infraestrutura do Senado, passará para a Comissão de Constituição e Justiça dessa mesma casa.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com