Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Correios pode ser utilizado pelo governo para ampliar o CadÚnico; entenda

Parceria entre Correios e o Ministério do Desenvolvimento Social visa à ampliação do CadÚnico. Saiba mais!

O Ministério do Desenvolvimento Social e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos estão em conversas avançadas para uma parceria visando à ampliação do acesso de brasileiros aos serviços sociais, em especial aqueles que pertencem ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O encontro entre o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o presidente dos Correios, Fabiano Silva, ocorreu na última segunda-feira (8) e estabeleceu os pontos principais dessa colaboração. Entre eles, estão a criação de postos de cadastramento nos Correios, para facilitar a renovação do CadÚnico, além da oferta de crédito para microempreendedores.

Abrangência dos Correios pode favorecer acesso ao CadÚnico

Parceria entre Correios e CadÚnico para ampliação
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

A proposta dessa parceria está na avaliação que o governo federal faz sobre a capilaridade dos Correios. Segundo a análise, a estatal está presente em todos os municípios do país, tendo, portanto, um alcance maior na vida dos cidadãos. Muitos brasileiros, por exemplo, estão mais próximos de uma agência dos Correios do que de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

“Temos cerca de 95 milhões de pessoas no CadÚnico e que precisam, a cada dois anos, atualizar os seus dados. Nesse diálogo, trabalhamos uma parceria que vamos testar como postos de cadastramento (os Correios), garantir a facilidade para as pessoas atualizarem o seu cadastro para permanecerem no CadÚnico”, explicou Wellington Dias.

Não é a primeira vez que o governo federal tenta utilizar os Correios para facilitar o acesso de cidadãos a benefícios sociais. Durante a pandemia da covid-19, a empresa serviu como posto de inscrição para recebimento do Auxílio Emergencial.

Veja também:

Auxílio de R$ 1.412 para órfãos do feminicídio já pode ser solicitado; saiba mais

Pagamentos do Bolsa Família

Os pagamentos do programa Bolsa Família, um dos benefícios vinculados ao CadÚnico, serão retomados no próximo dia 18 de janeiro. As liberações, porém, seguirão um calendário baseado no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiado.

Em suma, a parceria, se confirmada, deve beneficiar especialmente quem participa do programa Bolsa Família, que atingiu cerca de 14,7 milhões de famílias em 2023, e tem o registro no CadÚnico como pré-requisito.

Imagem: SERGIO V S RANGEL/ shutterstock.com