Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cortes no Bolsa Família: estas famílias podem perder o benefício agora

Novo governo quer fazer pente-fino para garantir que o Bolsa Família chegue aos mais necessitados. Saiba quem pode ser cortado do benefício.

Após a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aconteceu no último dia 1º, medidas do novo governo devem ser colocadas em prática. Uma delas será o pente-fino do Bolsa Família, que realizará cortes na lista de contemplados do benefício. 

O intuito da análise é garantir que o programa social atenda, de fato, aos mais necessitados. Desse modo, algumas famílias podem perder o auxílio.

Pente-fino do Bolsa Família 

A volta do Bolsa Família como substituto do Auxílio Brasil não é a única mudança promovida pelo novo governo para o programa social. Isso porque, muito em breve, a base de dados Cadastro Único deve passar por análise. 

O pente-fino deve analisar dados de cidadãos brasileiros cadastrados na plataforma do CadÚnico para avaliar quais são os beneficiários aptos a seguir recebendo o Bolsa Família.

O intuito do novo governo é pôr fim às fraudes que impedem que os verdadeiros necessitados entrem na folha de pagamento do benefício.

Recentemente, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT-PI), revelou que a revisão dos dados cadastrais de beneficiários do programa é uma das prioridades do novo governo. A medida deve pôr fim ao pagamento indevido para pessoas que não estejam aptas a receber o Bolsa Família.

Saiba quem pode ter o benefício bloqueado

Antes de tudo, é importante destacar a importância de atualizar os dados cadastrais do CadÚnico. Qualquer mudança referente a renda ou outras informações de cadastro de seu núcleo familiar precisam ser registradas.

Até o último pagamento do Auxílio Brasil, o benefício era pago a cerca de 21,6 milhões de famílias em todo o país. No entanto, acredita-se que parte dos beneficiários receba o valor indevidamente. Um dos focos do pente-fino do Bolsa Família serão as chamadas famílias unipessoais.

Do número total de famílias contempladas, 4 milhões são famílias formadas por uma única pessoa. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), existem relatos de núcleos familiares realizando os cadastros de maneira separada para conseguir mais de um contemplado na família.

Caso sejam percebidas as fraudes, esses beneficiários poderão ser cortados do Bolsa Família já no mês de fevereiro.

Por isso, cidadãos com perfis desatualizados devem ir ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência para realizar os ajustes necessários das informações de sua família.

Imagem: rafapress/shutterstock.com