Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Quais são os IPTVs permitidos pela Anatel no Brasil?

É preciso cuidado para usar os IPTVs permitidos pela Anatel e não praticar nenhum crime ao ver TV. Saiba quais são eles!

Os IPTVs permitidos pela Anatel estão entre os serviços que os usuários de TV pela internet podem usar sem possibilidade de sofrer penalidades legais. Isso porque, ainda que seja bastante popular, o uso de IPTV sem regulamentação é crime e o usuário pode sofrer sanções e multas.

Confira a seguir como funciona o serviço e quais são os IPTVs autorizados pela Anatel que operam dentro do território brasileiro.

Afinal, o que é um IPTV?

O IPTV é a transmissão de um sinal de TV através de um protocolo de internet. Ou seja, é a possibilidade de assistir canais de TV aberta ou por assinatura, mas a necessidade de um equipamento físico como acontece com os cabos e antenas.

Isso porque, com a tecnologia IPTV, a transmissão pode acontecer no computador, celular, tablet, entre outros.

No Brasil, há nomes populares que indicam a ilegalidade de alguns destes serviços. Por exemplo, Gatonet ou Skygato. Ainda que soe divertido, quem faz uso da tecnologia que não está entre os IPTVs permitidos pela Anatel, comete crime.

O que pode e o que não pode nos IPTVs permitidos pela Anatel

Em resumo, a tecnologia do IPTV permite:

  • Como prática legal, a distribuição de canais abertos e gratuitos;
  • O uso próprio para assistir canais pagos pelo assinante.

A proibição está em compartilhar lista de canais pagos pela internet. Em outras palavras, negociar, disponibilizar, vender ou comprar lista de canais por assinatura é ilegal.

IPTVs gratuitos legalizados no Brasil

A lista de IPTVs permitidos pela Anatel no Brasil é imensa. Abaixo relacionamos alguns dos mais conhecidos, que podem ser gratuitos ou pagos, de acordo com o conteúdo.

  • Pluto TV: É um dos mais usados e possui aplicativo para Android, iOS, Smart TV e web;
  • Plex TV: Possui conteúdo sob demanda como filmes, séries, shows e os canais Revry e IGN;
  • Samsung TV Plus: Desde 2017, este é um dos IPTVs permitidos pela Anatel com diversos canais gratuitos, porém exclusivos de Smart TVs da Samsung;
  • Rlaxx TV: Canais como a Televisa Novelas, Vevo POP e de documentários estão disponíveis neste serviço de IPTV muito famoso na América Latina.

Mais famosos serviços de IPTV pagos

Por último, vale a pena relacionar IPTVs permitidos pela Anatel e que possuem custo para o uso. Por exemplo, o Oi Play TV e o GloboPlay.

Em ambos, é possível o acesso de uma lista de canais de acordo com o plano de assinatura contratado. Entretanto, eles também permitem que se adquira o serviço à parte, com uma lista variada de canais exclusivos da TV por assinatura.

Imagem: Reprodução/Anatel