Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Criptomoedas devem passar por mudanças significativas este ano: entenda o motivo!

Criptomoedas devem passar por mudanças significativas este ano: entenda o motivo e o que está para acontecer!

2022 foi um ano difícil para os criptoativos, que passaram pela pior crise da sua história. Por exemplo, o Bitcoin já caiu mais de 15% desde julho do ano passado. Por isso, as moedas digitais devem passar por mudanças esse ano. 

Assim, a principal mudança seria um aumento da regulamentação desse setor financeiro. Vários países do mundo já estão trabalhando em projetos de lei para regulamentar as transações de criptoativos. 

Dessa forma, Estados Unidos, Brasil, União Europeia e outros buscam formas de trazer mais segurança para o setor sem comprometer o processo de compra e venda dos ativos.

Criptomoedas devem passar por mudanças já no início de 2023

Tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, as criptomoedas possuem projetos de lei em tramitação no Congresso para a sua regulamentação. No caso do nosso país, existe o PL 4.401/21

De acordo com a proposta, as corretoras de criptoativos precisarão de autorização de uma entidade federal para atuar dentro do território brasileiro. Além disso, as companhias deverão cumprir com as disposições específicas determinadas por essa entidade. 

Apesar do texto do projeto de lei não determinar qual seria a entidade responsável por regulamentar o mercado de criptomoedas, os especialistas do setor acreditam que será o Banco Central. Assim, a expectativa é que a lei seja aprovada ainda no primeiro semestre de 2023.

Mercado americano

As criptomoedas devem passar por mudanças também nos Estados Unidos. Lá o processo de regulamentação é mais antigo, mas ainda não existe nenhuma lei que administra o mercado de criptoativos. 

Entretanto, os projetos de lei atuais pretendem transformar as criptomoedas em valor mobiliário. Dessa forma, as corretoras e as transações seriam obrigadas a seguir as mesmas regras para esse tipo de investimento. 

Por isso, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC, da sigla em inglês) dobrou o tamanho da equipe que trabalha exclusivamente com o mercado de criptoativos.

Imagem: Quantitatives.io/ Unsplash