Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Crise na Americanas: diretor renuncia ao cargo

Americanas anuncia que um dos seus diretores deixou o cargo que ocupava. Entenda o que está acontecendo com a empresa.

A crise na Americanas ganhou um novo capítulo. Desta vez um dos diretores da empresa renunciou ao seu cargo. A varejista enviou Fato Relevante ao mercado, divulgando a informação durante o feriado de 1º de maio. José Timotheo de Barros estava afastado das suas funções desde o anúncio do rombo bilionário.

No início de janeiro de 2023, a Americanas divulgou a descoberta de um rombo bilionário nas suas contas. Na época, a informação era de que o impacto no caixa da empresa era de R$ 20 bilhões, entretanto, em levantamento posterior, descobriu-se que o rombo era de mais de R$ 40 bilhões.

Diante dessa situação, o valor das ações sofreu forte queda, assim como o valor de mercado da empresa. Com isso, foi necessário entrar com um processo de recuperação judicial para tentar negociar as dívidas. Em paralelo, a varejista faz uma investigação interna para apurar o que aconteceu. 

Conselho de acionistas da Americanas teve protestos e discussão

O anúncio da renúncia do diretor da Americanas aconteceu depois da primeira assembleia de acionistas desde a descoberta do rombo. O evento aconteceu na quinta-feira (27) e teve protestos e discussões entre os participantes. Isso porque houve tentativas para fazer mudanças de última hora no Conselho Fiscal da empresa. 

Por exemplo, tentaram aumentar o número de membros do Conselho Fiscal de sete para oito. Além disso, os três maiores acionistas da varejista tentaram indicar um novo nome, mas a ação não deu certo. 

Diretores continuam afastados

Quando a Americanas divulgou o seu rombo bilionário, parte dos integrantes do Conselho Administrativo da empresa foi afastado, como Anna Christina Ramos Saicali, Márcio Cruz Meirelles, Fábio da Silva Abrate, José Timotheo de Barros, Flávia Carneiro e Marcelo da Silva Nunes. 

Entretanto, Barros foi o único que renunciou ao cargo. A empresa ainda não informou quem irá assumir o lugar de Barros nem qual será o seu papel dentro da varejista a partir de agora.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com