Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuba quer começar a legalizar as criptomoedas para pagamentos

Uma resolução do Diário Oficial de Cuba afirmou que o Banco Central (BC) do país vai reconhecer as criptomoedas

Cuba deu um importante passo na adoção de criptomoedas no país. Na última quinta-feira (26), o governo anunciou que vai legalizar as moedas digitais para fazer pagamentos, segundo o Diário Oficial. Apesar de não citar os resultados, a tecnologia deve facilitar a movimentação de remessas internacionais, bem como driblar as sanções impostas pelos Estados Unidos. 

Criptomoedas já valorizaram muito. E se você não investe, está perdendo dinheiro

Cuba quer legalizar as criptomoedas

Em suma, desde 2019, muitos dólares enviados para a Cuba vêm sendo bloqueados, de acordo com uma regra do governo Trump. Além disso, até o momento, o governo de Biden não mostrou nenhuma intenção em resolver esses problemas. 

Diante disso, uma resolução do Diário Oficial disse que o Banco Central (BC) do país vai reconhecer as criptomoedas, como o Bitcoin. Assim, as autoridades de Cuba devem criar regras para as moedas digitais, e decidir como vai regulamentar os fornecedores de serviços relacionados. 

Atualmente, as criptomoedas têm se tornado populares em Cuba. Em especial, porque se torna cada vez mais difícil usar dólares, em parte, por conta das sanções mais rígidas criadas por Trump. Dessa forma, assim como a nação de El Salvador, que se tornou a 1ª a integrar o bitcoin como moeda oficial, Cuba deve seguir esse caminho. 

Atualmente, a população de El Salvador usa as criptomoedas para facilitar o recebimento de remessas enviadas por migrantes que vivem, em especial, nos EUA. Inclusive, em torno de 20% do PIB do país é composto por essa renda. Em suma, a resolução da última quinta (26) diz que o BC de Cuba pode autorizar o uso de criptomoedas, “por motivos de interesse socioeconômico”.

Entretanto, o Estado deve garantir o controle de suas operações. O Diário oficial também citou que as mesmas não podem envolver atividades ilegais. Inclusive, há relatos de que os cubanos já usam as criptomoedas há muitos meses. Porém, esse é o 1º passo oficial do governo de Cuba em direção ao uso oficial de moedas digitais no país.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Filippo Ronca Cavalcanti / shutterstock.com