Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 dicas para ter uma boa gestão financeira em um pequeno negócio

Independente se é um pequeno ou grande negócio, ou até mesmo dentro do lar, ter uma boa gestão financeira é importante

Independente se é um pequeno ou grande negócio, ou até mesmo dentro do lar, ter uma boa gestão financeira é importante para manter tudo em ordem. Para isso, é necessário muito de quem está à frente do desafio. Em suma, administrar os seus recursos evita que um pequeno problema vire uma bola de neve. Por isso, confira abaixo, 5 dicas para ter uma boa gestão financeira em um negócio de pequeno porte. 

5 dicas para ter uma boa gestão financeira em um pequeno negócio

1) Mapeie os seus gastos

Não como falar em gestão financeira sem saber tudo sobre ele. Ou seja, é necessário entender as previsões, e avaliar se o destino dos seus recursos está dando retorno. Para isso, é indicado fazer um mapeamento, em que apareça uma divisão entre os custos com depreciações, provisionamentos e os grupos de despesas e seus valores. 

2) Faça o planejamento da sua gestão financeira

Após entender todo o fluxograma das suas finanças, é hora de começar a planejar e arquitetar as suas ações. É importante saber onde você quer chegar, quais os seus objetivos e o que precisa fazer para alcançar os mesmos. Para isso, é necessário avaliar o cenário do mercado, bem como da sua empresa. 

3) Acompanhe o fluxo de caixa da sua empresa

Outro passo importante para a gestão financeira é avaliar o fluxo de caixa. Ou seja, o balanço entre os ganhos e os custos. Dessa forma, você pode acompanhar a movimentação diária do seu negócio, bem como fazer as projeções futuras. A recomendação é adotar um tipo de padronização no cadastro do fluxo, para assim, evitar perder informações.

4) Faça controles recorrentes

O controle dos dados é um passo importante na gestão financeira. Por meio dele, é possível fazer relatórios e demonstrativos com uma visão ampla sobre a saúde financeira da sua empresa. Por meio desse olhar constante, você pode entender as mudanças, tanto positivas como negativas, assim como identificar já de cara uma tendência. 

Em suma, tome como hábito, fazer os seguintes controles:

  •  Controle diário: fluxo de caixa, controle de contas a pagar e a receber, balancete de verificação, entre outros.
  •  Controle semanal: verificação de estoque, caixa e contas;
  •  Controles mensal e anual: balanço patrimonial e demonstração de resultados dos exercícios (DRE).

5) Automatização de processos

Por fim, a última dica para fazer a gestão financeira ideal é que é importante ter um processo de automação. Em suma, além dos cuidados com as informações, a automatização também tem a vantagem de liberar profissionais que gastaram parte da rotina, se dedicando a um trabalho puramente repetitivo. Isso traz um elevado aumento de eficiência financeira para o negócio. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: IKO-studio / shutterstock.com