Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fique atento: estes são os golpes mais comuns envolvendo criptomoedas

Com muitas pessoas buscando oportunidades de investimentos, alguns bandidos se aproveitam dessa curiosidade para aplicar golpes. Assim, o investimento em criptomoedas demanda muito cuidado, pois, no ambiente virtual, os crimes acontecem de diferentes maneiras. 

Entender um pouco sobre o modo de agir dos criminosos pode ser o primeiro passo para escapar de cair em um golpe. É bom estar atento, pois as artimanhas geralmente trazem prejuízos irreparáveis às vítimas. Geralmente, os crimes mais comuns envolvendo criptomoedas são: 

Por meio de apps

Os smartphones são alvos muito populares dos bandidos. Nesse sentido, pode ocorrer de você baixar um aplicativo que tem uma aparência similar ao original. Para evitar isso, o usuário deve prestar atenção ao que está baixando e preferir as soluções oficiais dos bancos, corretoras e outros serviços associados às criptomoedas. Fique atento! 

Utilizando sites falsos

A utilização de páginas maliciosas que imitam a aparência das originais é bastante comum. Além do design ser muito parecido com os sites legítimos, os criminosos também usam domínios que conseguem enganar. 

Para navegar na internet e ir atrás de criptomoedas, é recomendado verificar a presença de um cadeado na barra de endereços, que indica um site seguro, e preferir as páginas oficiais de empresas e serviços.

Em e-mails e mensagens

O phishing é uma prática que atinge diversos setores. Assim, os golpistas usam iscas como ofertas de investimentos, altos retornos ou distribuição gratuita de ativos para atrair as vítimas para sites fraudulentos ou aplicativos maliciosos, pelos quais as credenciais de acesso ou ativos podem ser roubados.

Portanto, para se proteger, é importante prestar atenção nos links recebidos, especialmente se envolverem ofertas muito boas para serem verdade. Nunca clique em um link sem confirmar a validade dele antes. 

Com perfis fake de celebridades

Por fim, golpistas utilizam, também, a imagem de celebridades, de empresas renomadas e de eventos de grande porte para aplicar golpes envolvendo criptomoedas. 

Esses crimes são uma forma de phishing em que a imagem de pessoas e marcas conhecidas é usada para atrair vítimas em uma suposta oferta global de ativos. Na verdade, não passa de uma artimanha para obter transferências indevidas dos usuários. 

Assim, a dica principal é evitar meios alternativos para buscar coisas e desconfiar de ofertas que sejam muito boas! Isso pois a prevenção e a desconfiança são as melhores formas de não cair em um golpe. 

Imagem: Andreanicolini e ViChizh / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital