Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: já existem apps não oficiais do Auxílio Brasil

Os golpistas não perdem tempo: já existem aplicativos falsos que usam o nome “Auxílio Brasil” para espalhar golpes em todo o país. Esses aplicativos falsos sem dúvida representam um grande risco para os cidadãos que estão em busca de informações sobre o programa. Os apps podem servir como iscas para o roubo de dados dos usuários, além de ofertar propagandas e spam.

Até o momento, já existem ao menos 8 ferramentas digitais não oficiais disponíveis na Play Store. Inclusive, alguns deles prometem consulta aos valores do benefício e calendários de pagamento atualizados. Para chamar a atenção dos usuários e estimular que sigam no app, os programas enviam notificações ao celular. Alguns, solicitam informações do trabalhador, como o NIS, o CPF, o número da carteira de trabalho, o número de telefone, entre outros.

É provável que você também goste:

Caixa Tem: como gerar o cartão virtual para compras online?

Cuidado: já existem apps não oficiais do Auxílio Brasil

Assim como aconteceu com o auxílio emergencial, quando as vítimas acessam os apps falso do Auxílio Brasil, os cibercriminosos podem acessar os dados pessoais, inclusive os financeiros.

De acordo com Erica Brito Bakonyi, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV Direito Rio, “de fato, precisa haver uma campanha do governo para auxiliar as pessoas e mostrar os riscos de fraudes. Senão, os vazamentos de dados e os golpes vão continuar”.

Ademais, Alessandro Magalhães, gerente de Cyber Security da Mazars, alerta que as pessoas precisam desconfiar e checar se estão baixando o app correto do Auxílio Brasil. Segundo ele, é importante não dar algumas permissões de acesso para evitar que o app colete dados armazenados no celular.

“As pessoas precisam ter uma análise crítica das permissões que os apps exigem para liberar função, como acesso a álbum de fotos pessoais, redes sociais, contatos. São situações em que a pessoa precisa parar para analisar”, explica Magalhães.

Por fim, vale lembrar que a Caixa ressalta que o beneficiário que já ganha o Bolsa Família não precisa baixar um novo app, pois a transição é automática. Sendo assim, é necessário apenas atualizar o sistema já usado. Caso você ainda não tenha nenhum aplicativo instalado, clique neste link para baixar a ferramenta oficial do Auxílio Brasil.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com