Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dá pra ter maquininha de cartão mesmo sem CNPJ; veja como

Você sabia que pessoas físicas podem ter uma maquininha de cartão? Clique e veja quais as vantagens de ter uma!

Se você é uma pessoa física, que comercializa produtos ou presta serviços, deve ter se perguntado: “Será que eu posso adquirir uma maquininha de cartão?”. Afinal, facilitar os meios de pagamento para o cliente é um passo importante para ampliar seu negócio. A boa notícia é que sim, é possível ter a ferramenta.

A era digital proporcionou o surgimento de novos meios de pagamento, entre eles as famosas maquininhas de cartão, que permitem que o vendedor receba pagamentos através de cartões de crédito, débito e outros.  

Mesmo sem um CNPJ, é possível adquirir esse recurso. Entretanto, é importante manter a organização financeira para separar adequadamente a receita do seu negócio dos gastos pessoais.

Que benefícios a maquininha de cartão traz para a pessoa física?

A maquininha de cartão apresenta uma série de vantagens e diferenciais. Por exemplo:

  • É uma maneira eficaz e prática de receber pagamentos;
  • Proporciona rapidez e segurança na operação;
  • Mostra profissionalismo para os clientes.

Além disso, com o crescente uso do cartão de crédito na atualidade, oferecer esse meio de pagamento pode atrair mais clientes e ampliar a sua renda. Consequentemente, com mais dinheiro em caixa, é possível pensar no crescimento do negócio e na formalização da empresa. 

Mas, é preciso atenção com as desvantagens de ter uma maquininha de cartão. Uma delas é a maior cobrança de Imposto de Renda (IR), já que, com mais dinheiro entrando, às vezes será necessário fazer a declaração ao fisco. 

Ou, então, a sua faixa pode mudar, fazendo com que pague mais dinheiro para a Receita. Agora, os órgãos de fiscalização terão mais facilidade para identificar a renda da pessoa física que possui uma maquininha de cartão. 

Como escolher o melhor modelo?

Na hora de escolher a maquininha de cartão, portanto, você precisará levar em conta alguns pontos, como:

  • O valor das taxas;
  • Se o preço do equipamento cabe no orçamento;
  • E, por fim, se as características da máquina se adequam a sua área de atuação.

Imagem: Jacob Lund / shutterstock.com