Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Demissões em massa fora de questão: Americanas promete não despedir funcionários

Em determinado período de tempo, Americanas se comprometeu a não dispensar trabalhadores e não fechar lojas. Veja!

Em meio a crise da Americanas, a empresa, nesta sexta-feira (03), garantiu aos sindicatos e organizações trabalhistas que não promoverá demissões em massa durante o período de recuperação judicial que segue até o dia 19 de março. Alegou também que, nesse tempo, não haverá fechamento das lojas físicas. 

De acordo com informações divulgadas pela Folha de S. Paulo, até a data marcada, a Americanas se comprometeu a informar com certa antecedência os sindicatos em caso de dispensa de trabalhadores. 

A varejista entrou com o pedido na Justiça no dia 19 de janeiro com uma dívida de mais de R$ 41 bilhões após a descoberta de inconsistências no balanço da companhia. 

Ações trabalhistas da Americanas 

Desde que a situação da Americanas foi revelada, uma das maiores preocupações dos funcionários é justamente a possibilidade de uma demissão em massa. Além disso, a companhia acumula cerca de R$ 1,53 bilhão em dívidas trabalhistas, ao todo são 17 mil processos nesse sentido.

O valor devido aos funcionários não consta no pedido de recuperação judicial. Ou seja, a varejista precisará arcar com as dívidas de qualquer forma. 

Situação dos trabalhadores 

Apesar do comunicado mais recente da empresa sobre demissões em massa, alguns empregados que faziam parte do serviço terceirizado já foram desligados. Com base em dados revelados pela Folha de São Paulo, cerca de 50 pessoas foram dispensadas.

Ocorreram outros cortes, mas, de acordo com a empresa, foram pontuais. 

As próximas reuniões com os órgãos trabalhistas para esclarecer as condições da recuperação devem acontecer após o recesso de Carnaval no fim deste mês. 

Segundo a Americanas, ainda não é possível saber quantas lojas serão fechadas, nem quantos funcionários serão dispensados. 

Mobilização dos funcionários da Americanas

Na sexta-feira (03), funcionários da Americanas se mobilizaram em todo o país em defesa dos direitos trabalhistas. 

Vale ressaltar que a companhia é uma das maiores empregadoras do Brasil, são mais de 40 mil trabalhadores e cerca de 1,8 mil lojas físicas em território nacional. 

Imagem: Jair Ferreira Belafacce/shutterstock.com