Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Demissões na Uber: motoristas serão excluídos da plataforma?

Demissões na Uber: 200 funcionários desligados, o que representa uma baixa de 35% na equipe. Saiba se os motoristas são afetados por isso!

O número de empresas que decidiram reduzir consideravelmente seu quadro de funcionários já chama atenção, com as big techs se destacando em meio a tantas outras companhias. Dessa vez, a decisão foi tomada por um negócio que só no Brasil possui 30 milhões de usuários: a Uber.

Nesse sentido, a Uber decidiu demitir 200 pessoas da equipe de recrutamento. Assim, o desligamento em massa representa uma baixa de 35% no setor e impacta menos de 1% do quadro global de funcionários. De acordo com a empresa, a decisão faz parte de um plano que envolve a manutenção de um número estável de empregados e redução de custos.

Demissões na Uber afetam motoristas parceiros?

Aqueles que fazem parte da Uber como motoristas parceiros não são funcionários contratados pela plataforma. A companhia não possui nenhum vínculo empregatício com as pessoas que realizam as viagens, funcionando apenas como um canal entre o condutor e o passageiro.

Assim, quando ocorrem demissões na Uber, os motoristas não são afetados, e sim os colaboradores contratados sob regime CLT, por exemplo. Porém, isso não significa que os condutores estão a salvo de desligamentos. A Uber pode banir o usuário de realizar viagens pela plataforma quando ocorre:

  • Assédio sexual ou moral;
  • Ameaças ou mau comportamento;
  • Discriminação;
  • Compartilhamento de contas (condutor que usa a conta de outra pessoa para realizar as viagens), entre outros.

Demissões na Uber foram anunciadas em 2023?

No começo de 2023, quando a Amazon, Microsoft e outras empresas de tecnologia realizavam desligamentos, os funcionários da Uber não viam motivos para se preocupar. Isso porque, de acordo com Dara Khosrowshahi, CEO da companhia, a redução do quadro de empregados não estava nos planos naquele momento.

Entretanto, apesar da declaração dada pelo executivo, a situação observada foi bem diferente. Acontece que, já no começo do ano, a empresa de transporte por aplicativo dispensou 150 colaboradores da equipe de serviços de frete.

Imagem: ShotPrime Studio / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital