Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desconto no IPVA com CPF na nota termina dia 31; veja como aproveitar

Você sabia que é possível conseguir desconto no IPVA com CPF na nota? Clique aqui e veja como funciona esse benefício.

Em 31 de janeiro se encerra o prazo para consumidores que participam do programa Nota Legal transformarem seus créditos acumulados em descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

A iniciativa, que se aplica aos moradores do Distrito Federal, é uma ação do governo distrital. Ela garantiu a cerca de 190 mil contribuintes reduções nos valores desses impostos. Assim, visando incentivar a emissão de notas fiscais por parte dos estabelecimentos comerciais, o programa retorna para o consumidor parte do imposto recolhido.

Ao informar o número do CPF na hora da compra, o cliente acumula créditos que podem servir para a obtenção de descontos em determinados impostos. Para ser elegível, é necessário que o contribuinte tenha acumulado no mínimo R$ 25.

CPF na nota: saiba como solicitar o desconto no IPVA ou IPTU

Na imagem, um post it amarelo com a sigla "IPVA" escrita, repousando sobre uma calculadora com moedas ao redor.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Para solicitar o desconto no IPVA com o CPF na nota, basta o contribuinte acessar o site do programa Nota Legal, entrar com o número do CPF e senha e, uma vez no painel do site, procurar pela opção “Meus créditos” e, em seguida, “Resgatar”.

Veja também:

Novo salário mínimo começa a ser pago esta semana; veja o valor

Daí, é só escolher se deseja abatimento no IPVA ou no IPTU, informar o número do Renavam do veículo ou o número de inscrição do imóvel, confirmar os dados e pronto. Quem perder o prazo de 31 de janeiro ainda terá uma oportunidade de receber o benefício em dinheiro, a partir de junho.

Para isso, é necessário que o contribuinte esteja inscrito no programa. Aqueles que acrescentaram o número do CPF na nota fiscal, mas ainda não possuem inscrição, acumularão créditos. No entanto, estes só servirão após a formalização da inscrição no Nota Legal.

Vale a pena participar?

Para muitos contribuintes, a resposta é sim. O programa incentiva a prática de emissão de notas fiscais, contribui para a transparência e controle dos impostos e ainda oferece a recompensa dos créditos que podem ser revertidos em descontos.

Esta característica é especialmente útil no começo do ano, quando diversos impostos costumam pesar no orçamento.

Imagem: Ultraskrip / Shutterstock.com