Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira quem tem direito à restituição do Pasep

Em setembro de 2023, uma resolução do Superior Tribunal de Justiça (STF) declarou que servidores públicos admitidos na administração federal antes de 1988 possuem o direito à restituição de valores referentes ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). 

Assim, a medida aplica-se aos servidores que receberam pagamentos incorretos ou que não foram incluídos na distribuição dos valores devidos. De acordo com a Suprema Corte, o Banco do Brasil (BB), responsável pelos repasses, falhou na prestação do serviço de pagamento do Pasep. Veja mais detalhes!

Quem tem direito à restituição do Pasep

Portanto, segundo a decisão do STJ, todos os tipos de servidores, incluindo aposentados, pensionistas, ativos e inativos, que entraram na administração pública antes do ano de 1988, têm direito ao benefício, contanto que comprove a falha do Banco do Brasil na administração do Pasep. 

Veja também:

Desconto no IPVA com CPF na nota termina dia 31; veja como aproveitar

Dessa forma, a decisão inclui valores não recebidos ou incorretamente corrigidos. Além disso, a deliberação ainda acarretou no desbloqueio de ações judiciais ligadas ao tema, que estavam suspensas desde 2021.

No entanto, a Associação Nacional dos Servidores da Previdência e Seguridade Social (Anasps) alerta que, mesmo que o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tenha admitido que o Banco do Brasil pode ser responsabilizado pelos prejuízos causados aos servidores, a restituição do Pasep somente ocorrerá após a verificação de dados. 

Imagem da fachada do Banco do Brasil
Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com

O que fazer para ter acesso ao benefício

Contudo, é importante ressaltar que a maioria das ações termina sem vitória para o funcionário público, geralmente por falta de provas. Isto pode gerar custos advocatícios significativos. Por isso, Jorge Santiago, advogado responsável por um dos processos que concedeu a um servidor direito ao Pasep, destacou  ao EXTRA a importância da conscientização.

Assim, o advogado alertou que o servidor deve estar atento à expectativa de receber algum valor, evitando assim possíveis prejuízos com custos advocatícios desnecessários. Além disso, é fundamental que ele esteja ciente de que a restituição somente ocorrerá após uma minuciosa verificação de dados.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com