Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra quando uma ligação do Nubank é real ou é golpe

A fim de evitar golpes financeiros relacionados ao seu nome, o Nubank esclarece informações sobre ligações. Fique atento!

Em meio às tentativas de golpes que usam o nome de instituições financeiras para chamar atenção das pessoas, é importante estar atento no que diz respeito à conduta do Nubank. Principalmente, quando se tratam de ligações telefônicas. Afinal, a fintech realiza esse tipo de contato com seus clientes?

De acordo com o banco digital, a resposta é sim. Em um caso bastante específico, é possível que o usuário receba uma ligação pela operadora ou pelo WhatsApp. No entanto, todas as situações que fogem disso, devem ser desconsideradas. Isso porque, podem ser tentativas de fraudes.

Nesse sentido, o Nubank chama a atenção para os motivos para receber uma ligação da fintech e alerta para quais dados ela solicita aos clientes durante esse tipo de atendimento. Confira!

Por qual motivo posso receber uma ligação do Nubank?

De acordo com o Nubank, os clientes podem receber uma ligação quando existe alguma possibilidade de renegociação de dívidas. Para isso, o contato é realizado com ajuda de agências parceiras. Nesse sentido, o banco disponibiliza algumas opções para regularizar a situação financeira. 

Porém, a fintech ressalta que nunca solicita dados sensíveis como, senha, PIN código de autenticação ou até mesmo número do cartão de crédito. Além disso, a empresa nunca pede que o usuário faça o download de outro aplicativo ou efetue alguma transação financeira. 

Pessoa segurando celular aberto em app do Nubank.
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Informações que podem ser solicitadas

Desse modo, as únicas informações que a fintech pode solicitar por meio da ligação são: nome completo, os três primeiros dígitos do CPF e data de nascimento. A exigência do CPF completo não é uma das condutas e por isso, o cliente deve desligar a ligação e procurar o Nubank.

Veja também:

Petz e Cobasi vão se tornar uma só? Entenda mais detalhes da possível fusão

Além disso, o banco também não pede que o usuário faça um reconhecimento facial ou envie uma quantia para que seja possível desbloquear o uso de qualquer tipo de serviço. Assim sendo, caso aconteça, é preciso cautela, trata-se de um golpe.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com