Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra se você sofre de síndrome do impostor e veja como tratar esse mal

Saiba mais informações sobre a síndrome do impostor, quais são os seus sinais e qual é o tratamento adequado!

A síndrome do impostor se manifesta quando uma pessoa começa a duvidar das suas capacidades. Dessa forma, o indivíduo vive com um medo persistente em se achar uma “fraude” em várias áreas da vida, como no trabalho.

Logo, essa síndrome acaba desenvolvendo inseguranças, medos e ansiedade quanto às suas competências. Saiba mais informações sobre os sintomas e as formas de trabalhando na sequência do texto.

Quais são os sintomas da síndrome do impostor?

Pessoa com síndrome do impostor.
Imagem: Reprodução / Freepik

Os sintomas da síndrome do impostor podem variar de pessoa para pessoa. Normalmente, os afetados encontram-se presos a pensamentos negativos, que muitas vezes impedem a execução do seu trabalho. Além disso, sentem que não pertencem ao local onde estão e desconfiam, continuamente, que serão “descobertos” como uma fraude.

Veja também:

Quem tem MEI pode receber PIS?

Logo, existe uma necessidade de constantemente provar sua competência perante os outros. Ainda, a síndrome manifesta o medo de parecer inadequado, assim como a incapacidade de internalizar e aceitar o seu próprio sucesso.

Sendo assim, a síndrome do impostor, como aponta o psicólogo, mestre e doutor em Neurociência do Comportamento, Yuri Brasin, deriva de uma ansiedade profunda, enraizada na perspectiva de um futuro negativo.

Como tratá-la?

Embora haja a classificação como uma doença psicológica, a síndrome do impostor é considerada um sério transtorno de autoestima, associado à ansiedade e a um medo constante do futuro. Segundo Brasin, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é o tratamento mais indicado para lidar com tal condição.

Este tratamento ajuda os indivíduos a compreenderem e a modificarem esses tipos de pensamentos e comportamentos, ajudando-os a ganhar confiança em suas habilidades e competências. Ainda, o especialista enfatiza que o sofrimento não necessita ser constante e que o tratamento adequado pode ser a melhor solução para estas pessoas.

Dessa forma, através de um tratamento adequado, as pessoas que sofrem com a síndrome do impostor podem adquirir mais confiança em sua própria capacidade e ter mais qualidade de vida.

Imagem: Reprodução / Freepik