Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desempregados terão prioridade no Auxílio Brasil de R$ 400?

Os desempregados têm mais chances de receber o Auxílio Brasil do que outros cidadãos, pois o principal critério para entrar na lista de beneficiários é a renda familiar, que no caso de quem está sem emprego é muito baixa ou até inexistente.

Todavia, apenas esse fator não garante a inclusão no benefício. Como a renda considerada é a de todas as pessoas do núcleo familiar, mesmo que você esteja desempregado, é possível que ainda assim sua família não se enquadre nos requisitos.

Além disso, é necessário que o governo abra novas vagas para que mais pessoas entrem na folha de pagamento do Auxílio Brasil, o que felizmente se comprometeu a fazer todos os meses.

Enquanto isso, cerca de 13,5 milhões de pessoas estão desempregadas no país, e parte delas vive sem nenhum tipo de ajuda financeira do Governo Federal.

De acordo com o texto que foi aprovado em dezembro, tornando o Auxílio Brasil como lei, o processo de cadastro segue o mesmo do modelo atual, ou seja, as famílias precisam estar cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). 

Como fazer o cadastro no CadÚnico?

O cadastro é feito presencialmente nas prefeituras das cidades. Geralmente, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou os próprios postos de atendimento do CadÚnico orientam as pessoas com a regularização no sistema.

Os endereços dos CRAS podem ser encontrados clicando aqui

Quem tem direito ao Auxílio Brasil

O Auxílio Brasil tem 3 modalidades, são elas: Benefício Primeira Infância, Benefício Composição Familiar e Benefício de Superação da Extrema Pobreza. Veja:

  • Benefício Primeira Infância: Beneficia famílias com crianças com até 36 meses incompletos.
  • Benefício Composição Familiar: Destinado a jovens de 18 a 21 anos incompletos, buscando incentivar esse grupo a concluir ao menos um nível de escolaridade básico.
  • Benefício de Superação da Extrema Pobreza: Se mesmo recebendo os benefícios anteriores a renda per capita familiar não for o suficiente para sair da extrema pobreza, a família receberá um apoio financeiro sem limitações considerando a quantidade de integrantes do núcleo familiar.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com