Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola: saiba quais os objetivos do novo programa do governo

O governo vai lançar o Desenrola, um novo programa que vai ajudar muitas famílias brasileiras. Saiba qual é o objetivo da ação.

O Governo Federal tem uma ótima notícia para quem está negativado: um programa de perdão de dívidas. A novidade recebeu o nome de Desenrola e, na última quarta-feira (1°), Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, informou que a novidade vai permitir renegociação de dívidas de famílias de baixa renda.

Ainda de acordo com o ministro, o Desenrola vai ter o modelo definido na próxima segunda-feira (6), em uma reunião com o presidente Lula (PT). O novo projeto é uma de suas promessas de campanha.

Vale destacar que o esperado é que a iniciativa facilite a renegociação de dívidas de 40 milhões de brasileiros negativados. Portanto, através de leilões o governo vai oferecer o maior desconto possível em débitos com bancos, contas de água, luz e gás, entre outros.

Quais são os objetivos do programa?

Um dos principais objetivos do Desenrola é facilitar a renegociação de dívidas. Com isso, espera-se que haja um impulso no consumo, o que pode contribuir para a retomada da economia.

Além disso, o programa vai contemplar 40 milhões de brasileiros que têm renda de até dois salários mínimos, isto é, 2.640 reais. Ou seja, boa parte dos negativados terão a oportunidade de renegociar seus débitos por valores mais baixos. 

Vale destacar que varejistas, bancos, companhias de águas, gás e luz vão fazer parte do programa de negociações.

Como vão funcionar os leilões? 

É necessário salientar que o Desenrola será disponibilizado através de uma Medida Provisória (MP), que deve ser encaminhada ao Congresso. Ela vai permitir que o governo faça a intermediação das renegociações com as empresas participantes dos leilões.

Além disso, a ideia é dividir esses leilões em setores para negociar mais dívidas ao mesmo tempo. Como dito antes, grande parte dos débitos das famílias está concentrando em gastos do cotidiano. Conforme evidenciou a pesquisa de outubro de 2022 realizada pela Serasa.

  • Financeiras: 14,9%;
  • Bancos: 28,8%;
  • Varejistas, companhias de água, energia, telefonia e gás: 66,3%.

Para participar do programa, os consumidores deverão entrar em um portal disponibilizado pelo governo e fazer login com o CPF para conferir o status da negociação. Se a proposta for aceita, o pagamento poderá ser feito à vista ou financiado em até sessenta meses.

Vale destacar que mesmo que o programa tenha o lançamento previsto para a próxima semana, a implementação levará mais um tempo para acontecer.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com