Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Deserto no Brasil? Altas temperaturas mudam paisagem; confira

O aquecimento global segue elevando as temperaturas e além disso, há outros fatores que estão influenciando neste novo deserto do Brasil.

O que antes era o maior rio do mundo, hoje se transformou em um verdadeiro deserto por causa das altas temperaturas causadas pelo aquecimento global. O rio Solimões, localizado no Amazonas, não condiz mais com seu bioma. 

Neste momento, as comunidades ribeirinhas estão em isolamento por falta da via fluvial. Além da grande seca que fez o rio virar um deserto, a região ainda passa por queimadas. Em vista da alarmante situação, os especialistas indicam, em detalhes, as causas e consequências. Continue a leitura.

Rios permanecerão como deserto até dezembro

De acordo com os especialistas, os rios devem voltar a encher somente no final do ano. Além da seca no Solimões, 60 das 62 cidades amazônicas estão enfrentando essa situação. Nesse sentido, sem dúvidas, essa é a crise humanitária mais grave enfrentada até o momento.

Veja também:

Afinal, o que é cheque especial e como funciona?

Como a população depende desses fluxos fluviais, há um déficit alarmante na produção alimentar. Com isso, o povo é obrigado a fazer longas viagens para transportar alimentos – mas, com a seca do rio, as pessoas também enfrentam dificuldades na locomoção.

O trajeto que anteriormente era feito por barcos e outros transportes aquáticos, agora precisa ser feito de moto ou carro. Na prática, muitos moradores acabam caminhando por quilômetros para suprir suas necessidades básicas de sobrevivência.

El Niño é um dos fatores de impacto

Carro com uma pessoa no deserto, com cidade de Dubai ao fundo
Imagem: scheglovdenis | Shutterstock.com

Há meses os meteorologistas vêm alertando que o El Niño traria consequências para todo país. No Sul, ele é responsável pelas fortes tempestades, enquanto no Norte e Nordeste, o fenômeno é o causador das secas. 

O aquecimento global intensifica isso e, para além da seca dos rios, morte da vegetação nativa que causa alteração no bioma e impacto na agricultura, ainda há problemas adicionais. Isso inclui, por exemplo, os problemas respiratórios causados pelas queimadas, que, por sua vez, são causadas pelo aquecimento global.

Afinal, por que o planeta está aquecendo?

Nós somos protegidos por algumas camadas atmosféricas, e uma delas é responsável por refletir os raios ultravioletas de volta, amenizando assim as altíssimas temperaturas. Acontece que desde as revoluções industriais essa camada vem sendo afetada pelo efeito estufa.

O efeito estufa consiste em uma reação química causada quando os gases de combustíveis fósseis são lançados na atmosfera. Como consequência, a camada de ozônio fica com um buraco, que cada vez mais vem aumentando. 

Esse rombo da camada de Ozônio é o grande responsável pelo aquecimento global. Isso porque, como explicado, essa camada nos protege dos raios nocivos – portanto, uma vez danificada, esses raios solares atravessam a atmosfera, elevando a temperatura.

Imagem: scheglovdenis | Shutterstock.com