Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, o que é cheque especial e como funciona?

O cheque especial é uma das mais famosas formas de obtenção de crédito, mas muitos ainda têm dúvidas sobre ele

Você com certeza já ouviu falar em cheque especial. Essa é uma das mais importantes e famosas modalidades de crédito do Brasil. Assim, possui fácil acesso, apesar de precisar de atenção para que os usuários evitem contrair dívidas.

Mas apesar de muitos conhecerem e utilizarem, muitas pessoas ainda não sabem exatamente o que é e como funciona esse formato de obtenção de crédito. Pensando nisso, separamos as principais informações sobre esse importante modelo de crédito do sistema financeiro brasileiro.

O que é cheque especial?

O cheque especial, muitas vezes conhecido também como “limite bancário,” é uma linha de crédito associada à conta corrente de um indivíduo. Ela gera uma reserva financeira disponível para cobrir despesas quando o saldo da conta corrente se esgota.

Portanto, essa é uma rede de segurança financeira que permite aos titulares de conta evitar situações de saldo negativo e garantir que cumprirão suas obrigações financeiras. Essa facilidade de acesso ao crédito é importante em várias situações, mas os usuários devem usá-la de forma consciente.

Quais taxas são cobradas?

Em agosto de 2023, de acordo com dados disponibilizados pelo Procon-SP, os maiores bancos do Brasil mantiveram suas taxas médias de juros no cheque especial inalteradas, registrando 7,96% ao mês, o equivalente a 150,56% ao ano.

Essa estabilidade se mantém desde fevereiro de 2021, resultado da regulamentação imposta pelo Banco Central do Brasil através da Resolução nº 4.765, publicada em 27 de novembro de 2019 e implementada em 6 de janeiro de 2020. Isso criou um teto de 8% ao mês para as taxas de juros cobradas no cheque especial a pessoas físicas.

Veja também:

Quase metade das tentativas de golpe se relacionam com Bancos e Cartões, aponta Serasa Experian; fique atento

Como evitar contrair dívidas com o cheque especial?

Apesar da praticidade do cheque especial durante situações financeiras complicadas, é importante ter cautela ao utilizar essa opção de crédito. Isso porque, as taxas de juros aplicadas podem levar a um alto risco de endividamento.

Por fim, alguns cuidados recomendados ao utilizar o cheque especial são verificar se o banco oferece um período de utilização sem juros, usar o cheque especial apenas em verdadeiras situações de urgência e tentar pagar o valor utilizado o mais rápido possível para evitar que os juros se acumulem a longo prazo.

Imagem: shisu_ka / shutterstock.com