Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Diretor do Banco Central fala sobre possíveis impactos da guerra Israel X Hamas na economia brasileira

Live desta semana do Banco Central abordou diferentes assuntos sobre a economia brasileira. Veja o que foi dito sobre a guerra!

Com a guerra no Oriente Médio, entre Israel e Hamas, para além das questões humanitárias diversas, um dos pontos que têm sido abordados é o possível impacto sobre a economia brasileira. Inclusive, o tema foi um dos assuntos tratados pela live do Banco Central desta semana.

Com participação do diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC, Maurício Moura, o apresentador Gustavo Igreja fez diversas perguntas sobre diferentes assuntos, baseadas nas principais dúvidas dos brasileiros a respeito do cenário econômico. Veja, na matéria a seguir, a resposta do especialista quanto ao impacto da guerra na economia brasileira.

Impactos da guerra na economia brasileira

Segundo Moura, a guerra traz novos riscos geopolíticos que podem ter impacto nos preços, sendo que o mais óbvio é o preço do petróleo. No Brasil, o item tem grande representatividade na inflação geral. 

Além disso, o diretor do BC alega que o conflito se encontra em uma fase inicial. Portanto, é um momento de incertezas para definir quais serão suas influências sob o cenário global e local. Desse modo, esse ambiente afeta diretamente a economia de outros países, ainda mais aqueles que se encontram em uma fase anterior a do Brasil no que se refere à inflação.

Sombra de dois soldados em uma montagem com as bandeiras de Israel e da Palestina representando a guerra em Israel
Imagem: hapelinium/shutterstock.com

Cenário macroeconômico a partir do conflito 

Para além da economia brasileira, mesmo com a guerra em seu início, já foi possível observar algumas movimentações. Isso porque, na última semana, as principais bolsas de valores do mundo registraram queda generalizada diante do avanço do conflito no Oriente Médio. 

Ademais, tal realidade instável também pode contribuir para a manutenção da taxa de juros dos Estados Unidos por mais tempo, na qual se encontra em alto patamar e tem influência global, uma vez que se trata da maior economia do planeta. 

Veja também:

R$ 500 do governo são liberados para grupo de trabalhadores brasileiros

Por fim, o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor do Ibre-FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), André Braz, disse para a Folha de S. Paulo que qualquer que seja o conflito que altere o preço do barril do petróleo, tem impacto sobre todo o mundo.

Imagem: Ronnie Chua / Shutterstock.com