Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Disney é acusada de usar ‘truques de contabilidade’ para lucrar

Disney enfrenta grave acusação de fraude contábil em Hollywood. Saiba mais sobre essa suposta manipulação de lucros de filmes.

No dia 16 de agosto de 2023, a Disney, gigante do entretenimento, foi nomeada ré em um processo movido pela financiadora TSG. A acusação, que corre no Tribunal de Los Angeles, envolve truques de contabilidade que teriam permitido à gigante midiática acumular milhões de dólares em lucros de forma obscura.

De acordo com as informações no processo, a Disney estaria usando quase todos os truques do “Hollywood Accounting”. O termo refere-se aos métodos fraudulentos frequentemente empregados pelos grandes estúdios de TV e cinema. No caso, a prática consiste em manipular a distribuição dos lucros de um filme ou série e privar aqueles que têm a participação dos lucros totais contratados.

Disney x TSG – alterações na contabilidade

Imagem: cjmacer / Shutterstock.com

O processo nomeia a Twentieth Century Fox Film Corporation e a The Walt Disney Company como réus. A acusação é de que as duas estariam reestruturando as práticas comerciais de distribuição de filmes. A TSG, que financiou filmes como ‘Os Banshees de Inisherin’ e ‘Avatar: O Caminho da Água’, alega que tais alterações aconteceram às custas do próprio lucro da empresa.

Desde o início da pandemia, os estúdios de mídia, inclusive a Disney, têm migrado para os streamings, investindo bilhões no setor. Assim, isso fez com que o cinema tradicional sofresse mais ainda os impactos do novo método de assistir filmes.

Quais os prejuízos?

O processo alega ainda que a falência do fluxo de caixa resultante das decisões da Disney prejudicou os investimentos da TSG no segundo filme do Avatar. Quando procurada pelo portal Deadline para comentar sobre a denúncia, a Disney optou por não emitir nenhum comentário.

Veja também:

Lojas não vão funcionar na próxima segunda-feira (21); entenda a situação

Segundo a TSG, a “janela de distribuição dos filmes” maximiza os lucros dos estúdios e dos stakeholders. No entanto, essas mudanças teriam afetado significativamente os lucros tanto dos estúdios quanto dos investidores.

Imagem: cjmacer / Shutterstock.com