Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dívidas no cartão de crédito acarretam prisão e perda de bens? Entenda

É importante utilizar o cartão de crédito com sabedoria para evitar os transtornos causados pelo não pagamento da fatura. Saiba mais!

Ainda hoje, mesmo com a chegada de outros meios de pagamento, o cartão de crédito continua atraindo muitas pessoas. A possibilidade de parcelar compras com valores pequenos e grandes torna esse produto mais interessante para os consumidores brasileiros.

Todavia, o cartão deve ser utilizado com sabedoria. Isso porque, a depender da quantidade de aquisições feitas com ele, o usuário pode ficar endividado, o que gera inúmeros obstáculos. Além desses empecilhos, surgem também as preocupações como a possibilidade prisão e perda de bens por conta da pendência.

É possível perder bens e ser preso por causa de dívidas no cartão de crédito?

Diferentemente das consequências do não pagamento da fatura do cartão de crédito, como dificuldade na contratação de empréstimos, as dívidas no plástico não geram prisão. No entanto, a depender da pendência, o consumidor pode perder bens, como veículos, imóveis, dinheiro, entre outros.

Assim, a perda dos bens ocorre quando a Justiça determina a penhora para pagamento da dívida. Dessa maneira, para que isso aconteça, o credor ingressa na via judicial para solicitar que itens do devedor sejam penhorados. Antes da penhora, o comprador tem 15 dias para realizar a quitação do débito.

Cabe destacar que a dívida, seja proveniente de cartão de crédito ou não, caduca após 5 anos. Porém, apesar de caducar, a pendência não deixa de existir e o cliente pode ter dificuldades caso precise de algum produto ou serviço do mesmo credor.

Como não ter bens penhorados?

Para evitar as consequências do endividamento, o consumidor deve buscar programas de renegociação de dívidas como o Serasa Limpa Nome. Sendo assim, por meio desse serviço, a pessoa encontra condições especiais que facilitam o pagamento da pendência, como descontos, parcelamento, entre outros.

Portanto, confira abaixo como fazer a renegociação.

  • Acesse o aplicativo da Serasa (disponível para Android e iOS);
  • Informe o CPF e senha;
  • Caso ainda não tenha cadastro na plataforma, faça um;
  • Toque em “Ver ofertas” e vá para a dívida que deseja pagar;
  • Confira as condições e selecione qual a forma de pagamento;
  • Confirme as informações e clique em “Fechar acordo”;
  • O nome será limpo em até 5 dias após o pagamento do débito.

Confira mais informações no nosso vídeo sobre as consequências das dívidas:

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital