Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dívidas no Desenrola já podem ser negociadas via Correios; saiba como

Você sabia que já é possível renegociar suas dívidas do Desenrola por meio dos Correios? Clique aqui e descubra mais sobre isso!

A partir de quinta-feira (7), clientes inadimplentes terão a oportunidade de negociar suas dívidas provenientes do programa Desenrola Brasil e da Serasa nas agências dos Correios. A ação tem como objetivo combater a inadimplência.

Mais de 700 empresas participam do mutirão, incluindo concessionárias de serviços essenciais como água e energia. Os Correios esclarecem que não haverá custos adicionais para os consumidores que buscarem a negociação em suas agências.

Basta ir até um dos estabelecimentos, retirar uma senha e, ao ser atendido, fornecer o CPF. A partir disso, as dívidas podem ser localizadas e um acordo pode ser negociado. A ação se estende até o dia 28 de março.

Participação de várias empresas

Mão segurando celular que exibe na tela logo dos Correios
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Diversas organizações dos mais variados segmentos estão participando da iniciativa, entre elas bancos, comércio varejista, operadoras de telefonia, financeiras e securitizadoras. Os descontos aplicáveis, de acordo com informações dos Correios, poderão atingir até 96% do valor inicial das dívidas vinculadas ao programa Desenrola Brasil, que tem seu encerramento previsto para o dia 31 de março.

Levantamento da Serasa indica que, em janeiro deste ano, houve aumento na quantidade de consumidores inadimplentes no Brasil, após dois meses consecutivos de queda. Assim, comparado ao mesmo mês de 2023, o número de inadimplentes subiu, alcançando 72,07 milhões.

Além disso, vale ressaltar que o cartão de crédito se mantém como principal tipo de dívida, correspondendo a 55% das dívidas dos brasileiros desde 2018.

Desenrola Brasil: 12 milhões de pessoas beneficiadas

De acordo com dados do Ministério da Fazenda, aproximadamente 12 milhões de brasileiros se beneficiaram pelo programa Desenrola Brasil, que resultou na renegociação de cerca de R$ 36,5 bilhões em dívidas.

Veja também:

Receita anuncia novo prazo para MEIs e outras alterações

Dentro do programa, os descontos médios aplicáveis são de 83%, podendo atingir até 96% em casos específicos. O pagamento pode ocorrer à vista ou parcelado em até 60 meses, sem necessidade de entrada.

Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital